Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 5 de novembro 2019


Campeã O número de assassinatos no mês de outubro voltou a bater recorde em Camaçari. Com 22 registros de mortes violentas, número é mais que o dobro registrado em setembro, com 10 homicídios. Mesmo número recorde (22) do ano foi contado em abril. Nos 8 meses de registros, que a Coluna teve acesso, conta soma 118 mortes. Média mensal nos 8 meses é de 14,7 assassinatos. Número negativo só é superado pelo mês de junho de 2018, quando 23 pessoas foram assassinadas no município. Camaçari contou no ano passado 173 assasinatos. 


Campeã 2  Nessa estatística negativa que Camaçari lidera com folga na Grande Salvador, município também é destaque nos casos de estupros. Levantamento feito pela Coluna, com base nos dados disponibilizados no site da secretaria de segurança pública (SSP), referentes aos 6 primeiros meses deste ano, mostra que município registrou 29 estupros. Já na conta de todo o ano de 2018, Camaçari não perde o 1º lugar na Grande Salvador, com 73 atos violentos geralmente praticado contra mulheres. 


Reação A ação civil do Ministério Público de Camaçari (MP) contra os gastos da Câmara de Vereadores com serviços de desinsetização, desratização, descupinização, não parece preocupar o presidente do Legislativo, e alvo da medida judicial, o vereador Jorge Curvelo (DEM).


Reação 2  Mesmo cobrado pelo Camaçari Agora, que postou a notícia (Confira), o presidente só vai se manifestar quando for notificado pela Justiça. Segundo apurou a Coluna, o vereador Curvelo, que já sofreu outra ação que resultou no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP (Confira),  está tranquilo e consciente de que não praticou nenhuma irregularidade contra os cofres públicos ao contratar o serviço por aproximadamente R$ 140 mil.


Maresia  O anúncio do início dos estudos para a construção de um aeroporto na Costa dos Coqueiros, pelo governo federal, provavelmente na região de praia do Forte, é mais um alerta para a prefeitura de Camaçari acordar e acelerar seu plano de turismo na região.


Maresia 2  Uma dessas referências, o projeto de requalificação da Aldeia Hippie de Arembepe, como mostrou a Coluna em abril (Confira), continua engavetado. No próximo dia 21, Camaçari sedia o 2º Fórum de Turismo. Visita à descuidada aldeia e a constatação da necessidade de implantação do projeto seguramente serão um dos temas nas rodas de conversa dos especialistas de todo o país que participarão do encontro no Vila Galé, em Guarajuba.


Mira Os 4 tiros que atingiram Marcelo Macedo, no domingo, 22 de outubro, num dos bares da movimentada noite do bairro do Inocoop, em Camaçari, parece que pegou a prefeitura, ainda que  de raspão.  Depois de muitas queixas de moradores contra o barulho, o trânsito caótico, a sujeira, e o uso desordenado dos passeios pelos comerciantes do local, a secretaria do desenvolvimento urbano e meio ambiente (Sedur), resolveu acordar. Moradores e comerciantes começam a discutir com a Sedur, formas civilizadas de atuação que garantam as atividades comerciais do bairro, que ganhou fama de boêmio, sem violar os direitos dos moradores. 


Mira 2 Os disparos destinados a Marcelo, vítima de crime de homofobia, também atingiram a secretaria de desenvolvimento social e cidadania (Sedes). Depois de 7 meses sem gerência, como denunciou o Camaçarico, a unidade LGBTT da Sedes voltou a ter comando. Joh Reis, titular da estrutura, já começou mostrando serviço. Começou pelos bares e estabelecimentos comerciais do Inocoop a campanha de afixação do selo que destaca que o local não tolera nem apoia LGTFobia. Campanha deve se espalhar por todo o comércio. 


Apito  A avenida Jorge Amado, sempre ela, segue ampliando o seu status de símbolo da desordem no planejamento e condução de obras em Camaçari. Além dos trabalhos de requalificação da via, que nunca terminam, a principal entrada da cidade exibe um altíssimo risco para pedestres que precisam atravessar do bairro Nova Vitória para o outro lado da pista, onde funcionam os principais atacadões da cidade.


Apito 2 Mesmo instalado, o conjunto de semáforos segue apagado, provavelmente esperando a inauguração da via. O título de campeã em acidentes com vítimas não parece sensibilizar a superintendência de trânsito e transportes (STT) que não coloca agentes no local para garantir a travessia de pedestres com segurança.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


5/11/2019

Mais Notícias

Waldeck Ornélas no Colunistas: A importância do São Francisco
Queimadas na Amazônia Ocidental transformam a região na mais poluída do planeta
Brasil deve subir para a oitava posição no ranking das maiores economias do mundo
Vini Jr. é o único brasileiro na disputa pela Bola de Ouro
Adelmo Borges no Colunistas: O quadro eleitoral em Camaçari
Anderson Santos no Colunistas: Camaçari e o futuro da cidade
Coluna Camaçarico 3 de setembro de 2024
PIB do Brasil segue em crescimento e avança 1,4% no trimestre abril/junho
P&A mostra que Caetano segue com vantagem sobre Flavio
Flavio diz que Caetano mente ao falar do Hospital da Mulher


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL