Busca:

  Notícia
 
Trabalhador tem que receber as duas parcelas do 13º até 20 de dezembro

O pagamento da primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores com carteira assinada tem que ser  paga pelos empregadores até o dia 28 de novembro.  Por lei, a primeira parcela do 13º deve ser paga entre o dia 1º de fevereiro e o dia 30 de novembro. 


O valor da "Gratificação de Natal", como é   oficialmente chamada, deve corresponder a metade do salário bruto somado a média dos adicionais, sem descontos de contribuições devidas ao INSS e Imposto de Renda.  A segunda parcela pode ser depositada até 20 de dezembro.


Enquanto a primeira parcela corresponde a 50% do valor bruto ao qual o trabalhador tem direito, a segunda parcela,  que pode ser depositada até 20 de dezembro, sofre os descontos do INSS e do IR. - que, neste ano, cai em um sábado, o que fará com que a data limite do pagamento seja antecipada para a sexta-feira, 19 de dezembro.


Para calcular quanto vai receber na primeira parcela, o trabalhador precisa verificar seu salário bruto mensal que é dividido por 12 e, então, multiplicá-lo pela quantidade de meses trabalhados. A segunda vem com os descontos.


As empresas podem ser penalizadas por não pagarem o 13º salário nas datas corretas. O Ministério Público do Trabalho (MPT) prevê possibilidade do trabalhador entrar na Justiça para receber o valor caso o empregador não faça o pagamento.


O benefício foi instituído pela Lei Nº 4.090 de 1962 e garante que todos os trabalhadores com carteira assinada tenham direito a um salário extra no final do ano. 

Mais Notícias

Isenção do Imposto de Renda beneficia 65% dos contribuintes
João Borges no Colunistas: Os ianques e o ouro negro da África
Trabalhador tem que receber as duas parcelas do 13º até 20 de dezembro
Adelmo Borges no Colunistas: As novas lideranças em Camaçari
Montadora instala 2º turno com criação de mais 120 empregos
Luiz Carlos Azedo no Colunistas: As visões sobre segurança
Coluna Camaçarico 3 de novembro 2025
Camaçari inicia programa de quitação fiscal com redução de juros e multas
Conta de luz segue com bandeira vermelha e tarifa maior em novembro
Pesquisas mostram que maioria da população aprovou a operação policial que deixou 121 mortos no Rio


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL