As pesquisas dos institutos Datafolha e Atlas Intel mostram que a maioria da populaç]ão do Rio de Janiero aprovou a megaoperação policial nos complexos de favelas do Alkemão e Penha, terça feira (28/10), com um saldo de 121 mortes, sendo 4 policiais.
Pelo Datafolha, divulgado no sábado (1/11), 57% dos moradores da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana avalia que a megaoperação policial contra o Comando Vermelho (CV) foi um sucesso. Outros 39% discordam dessa avaliação. Entre os que aprovaram a ação policial, 38% consideram a ação bem sucedida de forma integral e outros 18% dão aprovação parcial. O Datafolha ouviu 626 eleitores, quinta-feira a sexta-feira (30/31).
Ainda segundo o Datafolha, 48% dos entrevistados acreditam que a operação foi bem executada. Por outro lado, 21% apontaram falhas na ação e 24% reprovaram a estratégia adotada pela Polícia Militar. Outros 7% disseram não saber.
Para metade dos entrevistados, a maioria dos mortos (excluindo os policiais) era composta por bandidos. Outros 31% afirmaram acreditar que todos eles eram criminosos. Apenas 4% responderam que a minoria era inocente e 1%, que todos eram inocentes.
O Datafolha também ouviu os entrevistados sobre a frase “Bandido bom é bandido morto”. 51% concordam integralmente ou em parte. O índice dos que discordam da declaração ficou em 46%.
Já a AtlasIntel, divulgada na sexta-feira (31), mostra que a maioria da população brasileira é favorável à megaoperação, com 55,2% de aprovação e 42,3% desaprovação.