Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 8 de fevereiro 2022


Distância Depois de quase um ano de denúncias e comprovações dos equívocos da gestão do alcaide Antonio Elinaldo (DEM), com o projeto de requalificação da praça da Matriz, em Vila de Abrantes, a prefeitura parece que começa a entender, ainda que de forma parcial, seu papel no desenvolvimento da cidade, seu cuidado e obrigação de preservação e resgate da história do município.


Distância 2 Mesmo modesto, movimento de recuo da prefeitura, que alterou o projeto com a retirada do quiosque que ameaçava a visão livre e necessária da fachada da centenária Igreja do Espirito Santo, uma das 10 mais antigas do Brasil, mostra a força de setores da sociedade organizada comprometida com a cidade.


Distância 3 Festival de descompromisso, como vem mostrando o Camaçarico em várias postagens (Confira), não vai custar caro apenas para a história. Mudanças no projeto pilotado pela secretária da pasta da infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim, representaram gastos extras para o erário público, com a construção e depois demolição desses equipamentos. Custos, obviamente não informados, vão para a conta de subtrair dos R$ 2,5 milhões da obra, financiada pelo CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina. Como na avenida Jorge Amado, onde o cronograma foi refeito várias vezes, com aumento dos gastos, os vereadores, em especial os oposicionistas, nada viram. Parece que preferiram outro foco ao agraciarem a doutora Joselene com o título de Cidadã Camaçariense, provavelmente pelos seus “relevantes serviços prestados ao Município”.


Distância 4 Como insistir no erro parece ser pilar da gestão, o alcaide segue sem entender, e o que é mais grave, sem aconselhamento qualificado sobre a importância da região para a história da cidade. A prova está na negativa de construção do memorial de Abrantes, como sugerem historiadores, pesquisadores, lideranças comunitárias, ambientalistas, e até setores da Igreja Católica.


Distância 5 Ao sequer debater com setores representativos da cidade a proposta de construção de tão importante marco sobre a presença e contribuição dos índios tupinambás, dos jesuítas e dos negros na formação desse aldeamento, um dos primeiros do então Brasil colonial, o alcaide se veste e se comporta como um colonizador. Em alguns casos desprovido de qualquer conhecimento, mas geralmente guiado pela falta compromisso com a gente da terra, e respaldado pela visão equivocada do poder que ´pode tudo`, assim como o colonizador, Elinaldo manda passar o trator, apagando registros e impedindo a possibilidade de resgate de tão importantes peças da história da cidade.


Pecadinho A festa de posse do novo bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, dia 19, às 16h, não terá casa bonita e arrumada, como de costume e que a situação exigiria. Carente de reformas urgentes, a Catedral de São Thomaz de Cantuária enfrenta um verdadeiro rosário de problemas.


Pecadinho 2 Precisando de limpeza e recuperação, fachada do templo, construído no final de 1999, é a parte visível atestada pelas milhares de pessoas que passam diariamente pela praça Montenegro, coração de Camaçari. Na parte interna do templo, situação é de quase penúria. Pintura vencida, forro precisando de reforma, iluminação deficitária. Isso sem falar no calorzão, que por falta de um sistema de climatização, termina afastando os fiéis.


Confessionário Por falar em Dom Dirceu, o novo bispo, segundo apurou a Coluna, desembarca nesta quarta-feira (9), em Salvador, onde permanece até o final de semana ajustando assuntos relacionados à Diocese. Dom Dirceu esteve em Camaçari na segunda semana de janeiro, depois da festa do padroeiro, para uma conversa com padres e vigários responsáveis pelas igrejas dos 8 municípios que formam a Diocese sediada em Camaçari.


Confessionário 2 Mineiro de 48 anos, sendo 20 de ordenação sacerdotal, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros substitui o italiano Dom João Carlos Petrini, 76 anos, responsável pela montagem da Diocese de Camaçari, em 2010.


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


8/2/2021 Fechamento às 15h25


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 


 

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal cresce 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL