A OSCIP Rio Limpo, no momento desenvolvendo importantes ações de mobilização comunitária e de educação ambiental em Camaçari para preservação de cursos d´água, agiliza articulações intermediadas pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa junto ao Governo do Estado para viabilizar a criação do Consórcio Interfederativo dos municípios da Bacia do Rio Joanes.
Segundo o economista Fernando Borba, presidente da Rio Limpo, uma primeira providência resultante destas articulações será obter recursos para o Projeto Diagnóstico do Rio Joanes e afluentes com vistas as intervenções maiores de descontaminação e revitalização do rio. Ainda segundo Borba, 8 dos cerca de 75 quilômetros do Joanes estão praticamente sem vida aquática e altamente poluído por esgotos procedentes principalmente de Salvador e Lauro de Freitas.
Em Camaçari, na bacia do Rio Joanes (APA Joanes-Ipitanga), a OSCIP Rio Limpo dá início a um Projeto de Agrofloresta na comunidade quilombola da Cordoaria, com agricultores e beijuzeiras.
Também conclui etapa do Programa Casa Amiga dos Rios, financiado pela Indorama, empresa do Polo Petroquímico, na comunidade Tiririca em Barra do Pojuca, com o apoio da Prefeitura de Camacari.
O evento de encerramento deste programa que envolveu educação ambiental às margens do Rio Pojuca será dia 17 de Julho, às 8h30, na Sede da Associação dos Moradores local.