Mais de 250 educandos da sede e da orla de Camaçari foram certificados pelo Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Com o tema “Aprender ao longo da vida. Alfabetização: um começo para grandes sonhos!”, o programa executado no município pela Secretaria de Educação (Seduc) contou com 22 turmas ao longo de 12 meses em escolas, associações de moradores e centros de recuperação.
De acordo com a diretora pedagógica de rede municipal de ensino, Alexandra Pereira, o PBA é uma iniciativa de reparação histórica, que possibilita o direito à educação, para as pessoas que não tiveram a chance de se alfabetizar no tempo certo.
A solenidade de entrega dos certificados foi realizada na noite de quarta-feira (5), no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral José de Freitas Mascarenhas.
O PBA é um programa do Governo Federal, e tem por objetivo induzir e coordenar o esforço nacional de universalizar a alfabetização de jovens a partir de 15 anos, adultos e pessoas idosas, assegurando o acesso à educação como direito fundamental e condição para o exercício pleno da cidadania.