Busca:

  Notícia
 
Brasil perdeu 11 milhões de hectares de áreas naturais em 40 anos


Quase metade do total foi na Amazônia com a atividade aropecuária

Uma área  de 111,7 milhões de hectares naturais, o que corresponde a cerca de 2,9 milhões de hectares de áreas naturais por ano foi o tamanho da perda do Brasil entre 1985 e 2024. Destruição, segundo  estudo do MapBiomas,  equivalente a 13% do território nacional e é maior que o país vizinho, a Bolívia. O período entre 1995 e 2004 foi o com maior perda.


O estudo mostra que  essas perdas de áreas naturais acontece durante a transformação dessas terras para o uso de terras pastagem e agricultura. Só a área ocupada com pastagem cresceu 62,7 milhões de hectares e a agricultura, 44 milhões de hectares.


A Amazônia perdeu 52,1 milhões de hectares de áreas naturais nos últimos 40 anos. Foi o bioma mais afetado. No bioma, três em cada cinco hectares de agricultura surgiram nos últimos 20 anos. O Cerrado perdeu 40,5 milhões de hectares de vegetação nativa entre 1985 e 2024. Na Caatinga, essa redução foi de 9,2 milhões de hectares. 


Já na Mata Atlântica, foram 4,4 milhões de hectares. No Pantanal ocorreu a perda de 1,7 milhão de hectares de áreas naturais. O Pampa foi o bioma com a maior perda proporcional de vegetação nativa nos últimos 40 anos, com a perda de 3,8 milhões de hectares.


Paraná, com 34%, São Paulo (33%) e Rio Grande do Sul (30%) são os estados com maior área de agricultura em relação ao tamanho do seu território.

Mais Notícias

José Américo da Matta no Colunistas: A simbiose máquina/homem
Ministério Público aciona a Cetrel e a Paranapanema por poluição de rio em Camaçari
Luiz Carlos Azedo no Colunistas: O papel do Congresso e Trump
Brasil perdeu 11 milhões de hectares de áreas naturais em 40 anos
Curso prepara mulheres empreendedoras em Camaçari
Conta de energia deve fechar ano com reajuste acima da inflação
Luiz Duplat no Colunistas: A distância entre o discurso e a realidade
Coluna Camaçarico 11 de agosto 2025
Bahia ganha mais uma fábriba de eletroeletrônicos
Waldeck Ornélas no Colunistas: O Cimatec e o voo da inovação


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL