Busca:

  Notícia
 
Adelmo Borges no Colunistas: Camaçari e as projeções eleitorais


Adelmo Borges dos Santos

Comentários


Quando você trabalha com um produto é natural que as pessoas lhe interroguem mais sobre ele. Durante o feriado, de muita chuva, as opções restritas se limitam a ir com a família a um restaurante, de preferência próximo de casa para evitar engarrafamentos em função dos alagamentos, pistas molhadas e má visibilidade no tráfego e com possibilidade de encontro com alguns amigos.


Entre conversas e outras a preocupação com os elementos que têm sacudido o mundo, o Brasil e Camaçari despertam curiosidades e preocupações. “Para onde caminha o mundo com essa loucura de tarifação do governo americano? Indaga um. “Qual a avaliação que você faz dos primeiros dias do governo Caetano-4? O outro logo em seguida.


Realmente é uma loucura que o governo Trump-2 está fazendo. Resolveu brigar com o mundo, brincar de DEUS e se colocar na figura do líder da igreja católica, o Papa. Algumas loucuras, se esperava, no entanto, o presidente americano está se superando, com medidas escabrosas, desalinhadas com a conjuntura mundial, com os direitos humanos em prejuízo do desenvolvimento do próprio país e do sacrifício do povo americano. 


Os críticos sinalizam que o governo americano vai ser obrigado a encurtar as rédeas. O quadro econômico-financeiro dos Estados Unidos, assim como o espaço das definições e alternativas geopolíticas do comércio internacional encontram possibilidade de defesa dos interesses dos países desenvolvidos e dos em desenvolvimento no globo. Mais ainda, o governo da República Popular da China promoveu, nas últimas décadas, um crescimento, via desenvolvimento industrial e tecnológico capaz de ocupar, temporariamente, a lacuna deixada pelos americanos. Alguns países terão mais dificuldades que outros, assim como alguns tiraram vantagens do cenário, principalmente os fornecedores de matéria prima e alimentos.


A economia brasileira não terá grandes perdas, somente retardará o controle do equilíbrio fiscal e a contenção do processo inflacionário, tendo que observar medidas que não permitam prejuízos às indústrias nacionais em função da entrada de produtos chineses com preços mais baixos. A queda do valor do dólar em relação ao real brasileiro, por consequência redução dos preços dos combustíveis, assim como, o aumento da produção agrícola, devem favorecer a onda crescente de crescimento do PIB.


O que poderá causar maiores preocupações é a questão do relacionamento do poder legislativo em relação ao executivo e ao judiciário, no Brasil. Por maior cautela que se possa ter, é inegável que a disputa de 2026 já começou. A União Brasil e o Partido Liberal anunciaram uma federação que agasalhou quase um terço do congresso nacional. Todo esse esforço estratégico visa garantir uma bancada numerosa com possibilidade de reeleição e interferência na definição do novo governo, nas bases municipais. Bancada numerosa significa maior volume de recursos do Fundo partidário e de emendas que atendem diretamente os municípios e agradam os prefeitos por não apenas atender, em sua maioria, as demandas dos munícipes. 


Assim, a pergunta que não pode deixar de ser colocada na mesa. “Quais as chances de reeleição de Ivoneide Caetano para a Câmara Federal, Tagner e Elinaldo para a Assembleia Legislativa”?


Ivoneide está bem situada no município de Camaçari e tem bons contatos com muitos municípios que vem dando assistência, deve se reeleger. Tagner vai depender do desempenho que apresentar quando iniciar a campanha, das condições de popularidade do governo Caetano, no período do pleito e dos arranjos de apoio em município que tenha influência ou sofra a ajuda de parceiros políticos. É uma situação para se acompanhar e opinar com a proximidade do evento eleitoral. 


O ex-prefeito Antonio Elinaldo deve manter essa polaridade com o governo Caetano-4, que poderá lhe garantir aproximadamente 30% da preferência dos eleitores locais, em função dos oito anos de mandato à frente da municipalidade. Os contatos que tem exibido, nas redes sociais, com lideranças em diversos municípios e lideranças de caráter estadual não significam questões de apoio fechado, são conversas iniciais que poderão ser produtivas ou não. De qualquer maneira Elinaldo é um candidato forte a uma cadeira no parlamento estadual.


Que DEUS e os Orixás nos protejam e iluminem nossos governantes. 


Adelmo Borges dos Santos  adelmook@gmail.com


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

7/maio/2025

Mais Notícias

Governo estuda usar dinheiro público para restituir lesados no INSS
Deputados aprovam projeto que aumenta número de parlamentares federais
Adelmo Borges no Colunistas: Camaçari e as projeções eleitorais
Brasil melhora posição no ranking global de Índice de Desenvolvimento Humano
Luiz Carlos Azedo no Colunistas: A demissão e novo Ministério
Coluna Camaçarico 5 de maio 2025
Consumo nacional de energia aumenta 2,1% nos três primeiros meses de 2025
Aposentadorias rurais são as mais atingidas pelas fraudes no INSS
José Américo Moreira no Colunistas: Lula e o seis por meia dúzia
Maioria dos cursos de medicina fica abaixo da nota média mínima


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL