Busca:

  Notícia
 
Elinaldo recua e manda demolir quiosques da praça da Matriz



Quiosques interferem na paisagem histórica e foi criticada por comunidade e especialistas em patrimônio

A prefeitura de Camaçari informou nesta segunda-feira (26) que vai demolir dois dos quatro quiosques que estão sendo construídos na praça da Matriz, em Vila de Abrantes. Segundo nota postada no site da prefeitura, serão retirados os pontos comerciais localizados em frente à igreja do Espírito Santo, e conjunto de quiosques, também em fase  final de acabamento, erguidos na lateral direita da praça, próximo ao templo da Assembleia de Deus.  


Nota informa ainda que as coberturas que seriam instaladas no anfiteatro e na quadra poliesportiva também foram retiradas do projeto. A prefeitura não informou se o projeto, orçado em R$ 2,5 milhões e financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF), também conhecido como Banco de Desenvolvimento da América Latina, sofreu modificações entre sua aprovação pela CAF e o início da sua execução, no começo deste ano. 


A decisão de demolir os pontos comerciais foi informada pela secretária da Infraestrutura, Joselene Cardim, durante encontro nesta segunda-feira (26), com o vereador Dr. Samuka (Cidadania), representantes das associações Progresso de Abrantes e de Buris de Abrantes, comerciantes da região, técnicos da Seinfra e da construtora responsável pela obra.


Recuo da prefeitura mostra o acerto da luta de historiadores, moradores e entidades da comunidade, apoiada pelo Camaçari Agora, em defesa da preservação de importante espaço, que tem como elemento principal e referência histórica a igreja do Espírito Santo, uma das 10 mais antigas do Brasil.


Como vem informando a Coluna Camaçarico (Confira), projeto, além de ferir leis municipais, estaduais e até federais, é uma ameaça à necessidade de preservação daquele importante sítio histórico, originalmente formado pela praça e a igreja construída no século XVI pelos jesuítas.

Mais Notícias

Quase 20% da conta de luz paga pelo consumidor é de impostos
José Américo no Colunistas: Lula, o PT da Bahia e a reciprocidade
Bahia e Vitória fecham 2024 com prejuízos que somam R$ 248 mi
INSS vai devolver descontos indevidos feitos desde março de 2020
IBGE lança mapa-múndi invertido e é criticado por técnicos
Vereador kaique é o nome de consenso para presidir o PT-Camaçari
Abril mostra inflação em queda com acumulado de 5,53% nos últimos 12 meses
Sábado é dia de vacinação contra a gripe em Camaçari
Chico Ribeiro no Colunistas: O cliente e o atendimento de sempre
Produção da indústria brasileira cresceu 1,2% em março na comparação com fevereiro


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL