A Camaçari que queremos
Hoje tive a oportunidade de conversar com algumas pessoas que influenciam as decisões em Camaçari relativa às necessidades de ações de planejamento necessária que se possa definir qual os próximos passos a ser dado para garantir resultados futuros satisfatório para a sociedade.
Algumas questões se destacam como essências em relação ao desenvolvimento da cidade. Primeiro é a condição de saturação do ambiente Urbano onde a densidade da sede já demonstra dificuldades para que se possa ampliar os serviços e dar continuidade ao processo de expansão urbana.
Torna-se necessário que se defina qual o vetor a ser utilizado que tem como opções a via Parafuso em direção Simões Filho, a via Cascalheira ou via Cetrel.
Algumas pessoas consideram que o mais interessante seria pensar na expansão urbana em direção a Cetrel ocupando os lados da pista uma vez que todo o desenvolvimento e a renda gerada passariam a pertencer à própria área do município, além de visualizar uma maneira de um sistema de desenvolvimento urbano com ênfase no turismo da orla de Camaçari, criando vantagens comparativas e sustentável do desenvolvimento.
Outra questão é a necessidade em que se possa definir qual a meta em relação ao emprego e renda no município. Tem-se hoje uma média de 6,3% de pessoas desempregada e as vagas de ocupação que surgem passam a exigir uma capacitação técnica mais elevada para ocupar esses espaços. Justamente o material humano que não estamos produzindo.
As escolas do município estão voltadas para cursos acadêmicos na área de humanas e não de tecnologia. Nesse segundo momento do governo municipal e mais uma vez alinhado com do estado e o governo federal torna-se propício para que se faça o necessário para que no futuro possa ter um município desenvolvido onde as pessoas tenham tranquilidade em viver e possa sustentar suas famílias. Que Deus os orixás nos protejam.
Adelmo Borges dos Santos adelmook@gmail.com
Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor
7novembro2026