A BYD celebrou nesta terça-feira (1/7) “o início da operação da fábrica”, apesar de o local de produção exibir apenas os primeiros protótipos de carros montados. O início da sua operação na fábrica em Camaçari só deve acontecer nos proximos meses. Nessa fase estão sendo montadas as primeiras unidades pré-série, que os chineses chamam de fase de testes. Quando iniciar a produção, a BYD Camaçari vai produzir o Dolphin Mini e os híbridos SUV Song Plus e o sedã King.
Nesta etapa são realizados testes para homologação definitiva do processo, que deve durar pelo menos dois meses. No primeiro ano a unidade de Camaçari, primeira no Brasil da montadora, vai funcionar no sistema SKD (Semi Knocked-Down), que consiste na vinda da China de veículos com peças semidesmontadas e finalizadas em Camaçari.
A montagem “completa e plena” deve ocorrer em 2026., quando a produção vai incluir estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local. A montadora já havia anunciado duas datas: em 2024 e em junho deste ano.
Segundo informou a montadora, 106 empresas instaladas no Brasil estão sendo qualificadas para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica, é a primeira companhia oficialmente homologada.
A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari. Para a planta, a expectativa é de que sejam gerados dez mil empregos, entre diretos e indiretos. Quando todas as fases estiverem concluídas, o projeto deve gerar até 20 mil empregos.
Além de veículos de passeio, a BYD vai produzir chassis de ônibus e montar caminhões. A companhia também deverá processar lítio e ferro fosfato, para baterias.
Para este ano, a BYD projeta uma produção de 50 mil unidades. Em 2026, o objetivo é atingir a meta de 150 mil unidades. Nos próximos cinco anos, quando todo o complexo estiver montado e pronto para a uma produção com maior índice de nacionalização. A BYD quer atingir a meta de 600 mil unidades.
O início da operação contou com as presenças do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; da CEO da BYD Américas, Stella Li; do presidente da BYD Brasil, Tyler Li; do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqião; do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, parlamentares e convidados.
01/junho/2025