Quase seis (58%) em cada 10 brasileiros dizem ter vergonha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). É o que mostra pesquisa Datafolha que aponrta apenas um percetual de 30% como os que declararam sentir orgulho do STF. O levantamento, que ouviu 2.004 pessoas em 136 municípios, entre 10 e 11 de junho, se baseia em respostas à pergunta: “você tem mais orgulho do que vergonha ou mais vergonha do que orgulho” de uma série de instituições.
Os índices de rejeição ao STF são similares aos dos outros Poderes. Pesquisa Datafolha mostra que 56% dos entrevistados declararam sentir vergonha do presidente Lula, 59% disseram ter vergonha dos deputados atuais, mesmo índice dos senadores. Levantamento também apontou que 55% dos brasileiros tem mais orgulho do que vergonha dos militares.
A pesquisa divulgada na sexta-feira (27) também mostrou a relação das respostas sobre o Supremo com a preferência político-partidária. Apoiadores declarados do ex-presidente Bolsonaro (PL) são os mais negativos, com 82% dos entrevistados declarando ter vergonha do STF. Já entre os eleitores do presidente Lula da Silva (PT), 52% têm orgulho dos ministros, enquanto 36% têm vergonha. Do total, 12% dos entrevistados não se posicionaram.
Tanto entre os católicos como nos evangélicos a maioria dos entrevistados mostra rejeição ao Supremo. Entre os católicos é de 56% o índice de desaprovação contra 33% dos que se dizem orgulhosos dos magistrados. Entre os evangélicvos a reprovação é maior, com 66% declarando ter vergonha dos ministros, contra 22% dos que sentem orgulho.