Busca:

  Notícia
 
Coluna Camaçarico 18 de amrço 2024


Spa Depois de muito somar, subtrair, dividir e multiplicar, o grupo governista liderado pelo alcaide Antonio Elinaldo (União) fechou em 5 partidos o time para a disputa das eleições municipais de outubro. Com a redução em duas legendas, o DC e o PRD vão para o freezer.


Spa 2 Enxugamento que concentrou nomes de forma a ampliar as chances de eleição de um número maior às 23 cadeiras do Legislativo, também deixou de fora 48 postulantes,  24 de cada partido que inicialmente teriam espaço na disputa. Conta final dos 5 partidos governistas é de 120 candidatos.


Spa 3 Com esse desenho, ficam no União os vereadores Deni de Isqueiro, Dudu do Povo, Ednaldo Borges,  Fafá de Senhorinho, Herbinho, Ivandel Pires e Jorge Curvelo. Expectativa da principal legenda da base governista é  fazer 7 vereadores com a soma de cerca de 35 mil votos. Engrossam a disputa, que não deve eleger vereador com menos de 1.500 votos, os suplentes Falcão, Mar de Areias e Vaninho da Rádio.


Spa 4 Nas outras quatro legendas da base elinaldista a disputa está desenhada, hoje e agora, com os vereadores Dr. Natan, que deixa a pasta da saúde (Sesau) até o final do mês, e Jamelão, no PSDB.


Spa 5 No PP estão os vereadores Dedel e Dilson Magalhães, titular da pasta de relações institucionais (Serin) até dia 31. Os suplentes Gilvam Souza e Manoel Jacaré devem reforçar a legenda e engrossar a disputa no PP. O PDT segue, até agora, com o vereador Niltinho. Na base reconhecida como bolsonarista raiz, disputam a reeleição os vereadores Jamesson Silva e Manoel Filho.


Spa 6 No bloco governista o único vereador que segue indefinido é o Dr Samuka. A professora Angélica, nome quase 100% fechado para a vaga de vice de Flavio Matos, não disputa a reeleição.


Spa 7 Também no PL, a doutora Cristiane Bacelar, irmã do deputado federal Jonga Bacelar e tituar da pasta do turismo (Setur), é a única sem mandato que deixa o primeiro escalão para disputar a vereança. Confirmada essa fotografia, até o fechamento da Coluna, ficaram na quimera os projetos legislativos das secretárias Renoildes Oliveira, da pasta de desenvolvimento social (Sedes); e Andrea Montenegro, do desenvolvimento urbano (Sedur). Outro nome que ensaiou, mas terminou sem o aval do alcaide foi Áldene Mota, presidente da empresa de limpeza de Camaçari (Limpec).


Spa 8 Na base caetanista, o PT que forma ´federação` com o PCdoB e PV, aposta na eleição de 6 vereadores. Legenda tem hoje os mandatos de  Dentinho do Sindicato e Tagner Cerqueira. Formam ainda a base de apoio do candidato ao quarto mandato de alcaide, Luiz Caetano (PT), o PSD e o PSB, com o vereador e candidato a reeleição Vavau.


Spa 9 Aposta do grupo oposicionista, somando a federação PT, PCdoB e PV com as duas legendas, é  fazer ao menos 9 vereadores com 72 candidatos. Ainda na base caetanista, mas sem definição e sob análise de riscos de inchaço e prejuízo, que não pode se repetir nesta eleição, estão o Avante e o Solidariedade. A cota de candidatos por partido ou federação é o número de cadeiras (23) mais 1, portanto 24.


Receita O Legislativo de Camaçari não vai fazer diferente dos anos eleitorais anteriores e deve reduzir a agenda de sessões no plenário Osvaldo Nogueira. O novo cronograma começa a valer em meados de abril, após a aprovação do aumento do número de vereadores, de 21 para 23, que regimentalmente exige um número de sessões e agilidade para que seja logo aprovada.


Receita 2 Não é obrigação ampliar o número de cadeiras, mas a decisão está amparada na Constituição que determina que município com mais de 300 mil e até 450 mil habitantes pode ter até 23 representantes no Legislativo.


Receita 3 Com o enxugamento do número de sessões até as eleições, foi para a gaveta o projeto de afastamento do pré-candidato a prefeito de Camaçari, Flavio Matos (União), da presidência do Legislativo. Segundo apurou a Coluna, a engenharia discutida no núcleo de poder do time azul visava deixar o candidato governista mais solto das amarras do cargo e menos exposto aos embates que acontecerão nos próximos sete meses. Mesmo com o plenário do Legislativo esvaziado, o risco é alto com a transmissão pela Tv Câmara e suas inúmeras possibilidades de repercussão nas redes  sociais.


Receita 4 Num jogo em que leva vantagem quem erra menos, todo cuidado é pouco. Deixar o ´esquentado` Flavio Matos, como dizem seus aliados, comandando sessões polêmicas, que seguramente ocorrerão, é risco que os elinaldistas mais experimentados não querem correr.


Receita 5 Não falta respaldo legal. O artigo 63 da Lei Orgânica da Câmara cita no seu inciso 3 a permissão de licença “para tratar de interesses particulares, por prazo determinado, nunca inferior a trinta dias, não podendo reassumir o exercício do mandato antes do término da licença”. O senão, que reduz esse prazo está no artigo 65 que fala em convocação do suplente quando a licença for superior a 120 dias. 


Receita 6 O afastamento oficial de Flavio, que deve ocorrer de forma discreta, com a redução da sua presença em plenário, colocaria nas mãos do amigo e vice-presidente do Legislativo, o vereador e candidato a reeleição Niltinho (PSDB), a poderosa caneta de ordenador de despesas. Nada mal. 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


18/03/2024 Fechamento: 12h55


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 

Mais Notícias

CNC apoia taxação de sites de compras internacionais como Shein e Shopee
Colunistas José Carlos Teixeira
Brasil registra recorde de conflitos pela terra com 31 mortes em 2023
Conta de luz de maio segue com bandeira verde e sem aumento
Jovens brasileiros dizem que deixariam o país por vida melhor
Empresários falam em desemprego sem a lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento
Senado confronta STF para manter valendo a lei da desoneração
Colunistas Diego Copque
MP terá poder para abrir e conduzir investigações criminais
Estátua de Daniel Alves será retirada de praça de Juazeiro


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL