Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 14 de julho 2021


Fotos atuais e o projeto apresentado em novembro do ano passado. CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Corrente Depois de quase dois meses de espera, o Ministério Público Estadual (MPE) finalmente decidiu ´recomendar` em ´caráter de urgência` a paralisação das obras de requalificação da praça do Divino, em Vila de Abrantes. Tocada pela prefeitura de Camaçari, obra realizada num espaço que forma um conjunto histórico que tem a centenária igreja de Espírito Santo como elemento principal, vem sendo criticada por historiadores, comunidade, Conselho Municipal de Meio Ambiente de Camaçari (COMAN),  Igreja Católica, e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da subseção Camaçari, que inclusive prepara ação na Justiça pedindo a suspensão do projeto de requalificação.


Corrente 2 De acordo com o documento assinado pelo promotor Luciano Pita, com data de segunda-feira (12), o MP também defende que o projeto seja reanalisado pelo núcleo de defesa do patrimônio do MPE e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 


Corrente 3 Segundo apurou a Coluna, a prefeitura ainda não respondeu ao MP. Mesmo consciente do equívoco, a gestão do alcaide Antonio Elinaldo (Democratas) deve ganhar tempo consultando a secretaria de infraestrutura (Seinfra), responsável pela obra, e a pasta da cultura. A Secult recentemente aprovou, através do seu conselho municipal de cultura, o tombamento da igreja do Espírito Santo. Como registrou o Camaçarico na sua edição de 20 de maio deste ano (Confira), documento assinado pela museóloga Kátia Cunha Melo destaca a necessidade de preservação do entorno do templo, e a sua importância como sítio histórico, herança dos índios tupinambás e dos jesuítas na construção de uma das primeiras povoações do Brasil.   


Corrente 4 Com a decisão do MPE, a necessidade de transparência e mais esclarecimentos sobre a requalificação da praça da Matriz fica ainda mais evidente. Segundo apurou a Coluna, um novo elemento alonga esse rosário de mistérios, descuidos e pecados da prefeitura.


Corrente 5 A mais recente dúvida é se o projeto em execução, contratado e financiado pela CAF-Corporação Andina de Fomento, é o mesmo apresentado ao organismo internacional também conhecido como Banco de Desenvolvimento da América Latina.


Corrente 6 Fotos postadas nas redes sociais, em novembro do ano passado, quando os serviços  deveriam ser iniciados, conforme contrato e consta na placa da obra, exibem um projeto totalmente diferente do que vem sendo executado. Imagens postadas no Facebook do Abrantes em Foco (Confira) só ampliam as dúvidas de que a prefeitura se recusa a esclarecer, apesar da ampla repercussão na imprensa.  


Corrente 7 A Coluna consultou arquitetos que constataram que as fotos da obra em andamento não são compatíveis com o projeto apresentado na publicação. Chama a atenção no projeto, reproduzido ao lado, junto com as fotos recentes dos serviços, a ausência dos quiosques. Com cerca de 30 metros quadrados de área, quiosque em construção e localizada a pouco metros da frente da centenária igreja, além da estética duvidosa, é considerado por especialistas um elemento descaracterizador da paisagem.


Corrente 8 Procurada pela Coluna, a gestão da CAF-Corporação Andina de Fomento, em Brasília, diferente da prefeitura, se mostrou interessada e ficou a informar detalhes sobre o projeto.  


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


14/7/2021 Fechamento às 14h04


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 

Mais Notícias

Estudo da CNC diz que fim da jornada 6X1 pode gerar cortes de postos de trabalho
Luiz Carlos Azedo no Colunistas: O STF e a necessidade de revisão
Angélica Ferraz no Colunistas: Informação e compromisso
Coluna Camaçarico 23 fevereiro 2026
Eleitor tem até o dia 6 de maio para alterar o local de votação ou atualizar dados pessoais
José Américo da Matta no Colunistas: Um personagem singular
Bahia fecha 2025 entre os estados com as maiores taxas de desemprego do país
Diocese de Camaçari festeja 15 anos com grande ato religioso
José Américo no Colunistas: Carnaval, lucro e separação
Maioria dos brasileiros conhece e já teve experiência com a Inteligência Artificial


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2026 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL