Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 10 de março 2021


Background O alcaide de Camaçari, Antonio Elinaldo (Democratas), vai precisar redesenhar seu governo com a montagem de uma eficiente estrutura para cumprir esses quase 4 anos de mandato. Sem essa mudança, que deve começar imediatamente, com imunização e isolamento de peças desnecessárias, a gestão não terá o empuxo suficiente para dar o salto. Vivendo situações e tempos diferentes, a vantagem gerada com a pandemia, em 2020, que ajudou, e muito, se é que não foi decisivo na sua reeleição, agora vira vírus nesse 2021, e ameaça seu projeto futuro de poder.


Background 2 Diferente de 2020, quando todos os candidatos à reeleição ou os apoiados pela máquina do poder receberam ajuda extra durante a pandemia, distribuindo cestas de alimentação e outros auxílios, etc, etc, decisivos na mexida no voto do eleitor, quadro muda nesse primeiro ano do seu 2º mandato.  Com um primeiro governo mediano, o alcaide vai precisar ir além do básico no combate à Covid-19, com instalação de novas unidades, vacinas e outras estruturas e medidas para conter o avanço da pandemia e seus prejuízos para a população do município.


Background 3 Elinaldo vai precisar definir, e rápido, o seu futuro. Como participar com poder de voto e influência nas disputas para presidente, governador e Senado (uma vaga) é parte desse jogo que se completa com a renovação na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Esperar a vacina e o início de um novo e diferente quadro de estabilização das atividades, provavelmente a partir do final deste ano, para se mexer, já vai ser tarde. Somada à pandemia, o fechamento da Ford é outro baque significativo e com duração maior e ainda sem medição no orçamento do município e na economia geral da cidade. Seus reflexos no bolso de milhares de famílias e negócios que sobreviviam direta e indiretamente desses holerites, é equação para ontem.


Background 4 Viabilizar essa estrutura capaz de dar esse salto, numa conjuntura complexa, e agora ainda mais nebulosa com o PT fortalecido pelo ´Lula livre`, e todos os seus reflexos numa cidade operária como Camaçari, não é missão fácil.  


Background 5 Com uma estrutura de poder velha, sem criatividade, planejamento a desejar, e trabalhando como se estivesse garantindo a sobrevivência para o dia seguinte, gestão caminha para sérios desgastes e dificuldades. O caminho é redesenhar o mapa econômico do município, ampliando investimentos com foco em seus potenciais naturais como turismo, agricultura, pesca e serviços, além da atração de novas indústrias para um parque industrial pronto.


Background 6 Isso não é missão para ser tocada por uma gama de burocratas ineficientes, preguiçosos e por apadrinhados políticos. Independente de morar, não morar em Camaçari, ser ou não ´forasteiro`, essas figuras, desconectadas do interesse público, e compromissadas e partidárias apenas do ´Projeto dia 30`, data do pagamento do salário, não cabem  na máquina .


Background 7 Sucessão de erros se reforça com a escolha do seu preferido para a sua sucessão em 2024, o vereador Curvelo, para uma pasta que tinha tudo para seguir imobilizada pela pandemia. Sem ações, sequer um jogo de camisa para distribuir, Elinaldo vê seu candidato, com histórico de movimentação ineficiente no campo da política, patinar.


Background 8 Também não é mais novidade o projeto de eleição da sua esposa, Ivana Paula, para uma das 63 vagas da assembleia estadual, em 2022.


Background 9 Escolhido já com diagnóstico nada otimista de avanço da pandemia, secretariado para o 2º período de governo sinaliza um horizonte difícil do ponto de vista da eficiência da gestão. Apesar da reprovação de parte deles na 1ª gestão, Elinaldo seguiu e dobrou a aposta.


Background 10 Um desses exemplos é a secretaria de saúde. A manutenção do vereador licenciado, Elias Natan (PSDB), no comando da Sesau, apenas dá prosseguimento a um equívoco iniciado pelos seus antecessores que esqueceram de fazer política pública e usaram a pasta como trampolim político. Sem retaguarda, e fazendo política de receituário, o Doutor Natan nem avançou na saúde, muito menos inovou e se cacifou com sua presença protagonizando e puxando debates e exibindo soluções na Grande Salvador, e até no Estado.   


Background 11 O resultado dessa falta de um gestor que identificasse Camaçari como um paciente complexo atrasou a adoção de uma política de criação de mais quadros qualificados e modernização da estrutura da Sesau. Não foi por falta de dinheiro que esses investimentos não foram feitos. Essa estrutura pequena, que já vinha se mostrando insuficiente para enfrentar o dia a dia, entrou de vez em dificuldade com a pandemia. A decisão de desativar a UPA da Nova Aliança e transformá-la em unidade infantil é apenas um exemplo dessa falta de planejamento. Equívoco puniu milhares de pessoas. O efeito colateral foi a perda de preciosos votos nas eleições de 15 de novembro.


Background 12 Acostumada a não fiscalizar nada, município é exemplo de relaxamento com o sistema de transporte e com a saúde pública. Restaurantes, bares e outros equipamentos, inclusive a Feira de Camaçari, responsabilidade do município, seguem operando sem os padrões mínimos de higiene exigidos pela legislação sanitária. Esse caldo de descuido agora ajuda a propagar o vírus.  


Background 13 Lista de equívocos também inclui a pasta do desenvolvimento social e cidadania (Sedes) que experimenta sua 5ª mudança. Não precisa ser bom em matemática para saber que 4 titulares entre 2017/2020, uma por ano, é conta impossível de garantir a execução dos programas de apoio à população carente de forma eficaz, como deve ser, e para fazer jus ao dinheiro que é repassado para essas ações. Segundo técnicos da própria Sedes ouvidos pela Coluna, são poucas as chances de salto qualitativo com a nova secretária Renoildes Oliveira, que tem como seu subsecretário o ex-vereador Pastor Neilton (PSDB), pronto para ser o 6º da lista.


Background 14  A pasta da infraestrutura (Seinfra), comandada pela doutora Joselene Cardim, é outro exemplo de equívoco renovado. Com obras inacabadas e cronogramas refeitos e novamente revistos, o resultado é mais gastos do dinheiro público. A duplicação do viaduto do Trabalhador, prometido para o começo de 2020, depois com prazo recalibrado para até o final do ano, segue nesse 2021 com 80% das obras prontas, mas sem data de inauguração, segundo a prefeitura. Outra marca da Seinfra nesse faz, desfaz e refaz é a requalificação da avenida Jorge Amado.


Background 15 Com esse conjunto de movimentos fica claro o descuido na construção desse salto para fazer do seu 2º mandato o modelo e consolidação da sua passagem pela prefeitura como grande liderança e eleitor privilegiado.


Background 16 Sem um redesenho preciso, definindo o que quer, como fazer, e quando fazer, gestão Elinaldo caminha para repetir o fracasso do antecessor. Assim como o ex-petista e depois sem partido, Ademar Delgado, Elinaldo pode aparecer na disputa de 2024 como mero figurante.


Corretor  A comunicação da prefeitura de Camaçari segue brigando com a língua pátria. Chega a ser surreal o descuido exibido no Card postado no Instagram da página oficial do município, sobre o funcionamento dos estabelecimentos que prestam serviços essenciais.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


10/3/2021

Mais Notícias

MP terá poder para abrir e conduzir investigações criminais
Estátua de Daniel Alves será retirada de praça de Juazeiro
Coronel critica Lula por suspender desoneração com ação no STF
Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL