A prefeitura de Camaçari segue o processo de reforma do centro histórico sem informar os detalhes das próximas etapas do projeto, inclusive sobre a situação dos pequenos comerciantes instalados no local e que serão atingidos pelas modificações no centro histórico do município. Em nota distribuída pela assessoria da prefeitura, no final da tarde de quarta-feira (19), véspera de feriado, município informa apenas o início das obras no antigo cinema, depois de demolir sem esclarecimentos prévios o casarão que sediou os poderes Executivo e Legislativo.
Documento (íntegra abaixo), cita apenas que as obras serão realizadas "paralelamente a do Museu da Cidade", e integram o programa de "revitalização e requalificação do Centro Histórico". Ainda segundo a nota, obras incluem "ainda a recuperação de outros dois imóveis antigos: a estação ferroviária e o camelódromo".
Como na nota anterior, distribuída após a demolição do casarão, no último dia 9 (Confira), novo documento também não apresenta laudo técnico, ou maiores informações sobre o cronograma das obras. Detalhes sobre a situação dos mais de 20 microempresários instalados nos fundos do antigo cinema e áreas laterais do imóvel, também não foi informado.
A definição sobre a situação dos comerciantes instalados no local foi cobrada pelo Camaçarico (Confira), antes mesmo da demolição da antiga sede dos poderes Execuitivo e Legislativo e uma das mais antigas edificações do município, datada da primeira metade do século passado.Mesmo assim a prefeitura seguiu o projeto, agora anunciando o início das obras no cinema, sem informar quais medidas irá tomar para proteger esses microempresários.
Íntegra da nota
Ordem de serviço para reconstrução do cineteatro é assinada
Uma nova etapa para a revitalização e requalificação do Centro Histórico do município teve início nesta quarta-feira (19/6). É que a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretária de Cultura (Secult), assinou a ordem de serviço para a reconstrução do cineteatro.
De acordo com Secult, a obra será realizada paralelamente a do Museu da Cidade e tem previsão de entrega para o mesmo período, no final deste ano. A realização das intervenções é fruto do convênio entre o Ministério do Turismo e a administração municipal, por intermédio da Secult, no valor de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
A gestão e fiscalização dos serviços serão realizadas pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). A revitalização e requalificação do Centro Histórico inclui ainda a recuperação de outros dois imóveis antigos: a estação ferroviária e o camelódromo, que fazem parte de outras etapas do projeto. Ascom/PMC