A prefeitura de Camaçari demoliu neste domingo (9) o prédio onde abrigou a antiga sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A ação que transformou em escombros o histórico imóvel pegou todos de surpresa e provocou uma grande onda de indignação. Localizado no coração de Camaçari, marco zero da cidade, prédio integrava o conjunto de três prédios, junto com o antigo cinema e a estação de trens, que estavam no projeto de revitalização do centro histórico, anunciado pela própria prefeitura, todos localizados na avenida Eixo Urbano, que margeia a via férrea que corta a cidade.
Sem explicação que justificasse a necessidade de demolição do histórico prédio, medida gerou uma reação de protestos em toda a sociedade do município. Artistas, intelectuais e políticos usaram as redes sociais para criticar e culpar o prefeito Antonio Elinaldo (DEM) e a sua secretária de cultura, Márcia Tude, responsável pelo projeto de revitalização do chamado centro histórico do municípo, pelo que consideram crime contra a memória e a história da cidade.
Projeto de revitalização do centro histórico de Camaçari, sem apresentação pública, detalhamento e mudanças consideradas descaracterizantes foi questionado pela Coluna Camaçarico postada quinta-feira (Confira). Atualização às 19h05