Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 20 fevereiro 2019


Modus operandi Não é só o prefeito da cidade pernambucana de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB), que faz pressão sobre servidores que ocupam cargos comissionados para  participarem de eventos. A secretária de cultura de Camaçari, Márcia Tude,  também usa o mesmo condenável e ilegal expediente. 


Modus operandi 2 Em recente postagem a filha e herdeira política do 3 vezes alcaide e atual vice-prefeito do município de Camaçari, José Tude (DEM), usou o mesmo  condenável expediente para  fazer volume na sua festa de entrega do prêmio de R$ 10 mil  para 30 mestres e mestras do camdomblé e da capoeira, terça-feira (19), no Teatro Cidade do Saber (TCS). 


Modus operandi 3 Seguindo o velho estilo da política de intimidação, comum na Camaçari desde os anos 1980, a doutura Márcia nem esconde as digitais numa ação que  pode ser considerada prática de crime de improbidade administrativa. Na sua postagem numa rede sociail ela diz: 'Haverá lista de presença. Quem não puder comparecer, favor apresentar atestado para Sheila. Favor dar ciência.' 


Modus operandi 4 Postagem, não apenas coloca a d.Sheila na fogueira. Comprova um modelo comum e consensuado de pressão sobre funcionários ao ser reproduzida por fiéis escudeiros pouco preocupados com o que seria respeito à coisa publica. 


Modelo  Por falar em Prêmio Mestres e Mestras da Cultura, a Coluna lamenta a forma como a distribuição dos R$ 300 mil foi distribuída. Sob o manto de 'prêmio', e não 'projeto cultural', o dinheiro será de uso livre do premiado. Ainda na fase pré-projeto, o Camaçarico questionou numa reunião setorial do conselho, a falta de contrapartida desse valor que deveria ser empregado em ações, oficinas ou qualquer outra atividade ministradas por esses mestres, como forma de preservação e transferência dos seus saberes para as novas gerações. Parece que a opção pelo prêmio já estava definida. 


Modelo 2  Comum nos conselhos setoriais existentes no município, o conselho de cultura seguiu a regra do 'amem' e nada debateu. Formado por representantes da comunidade, produtores culturais e prefeitura, colegiado apenas referendou a proposta apresentada pela direção do conselho em comum acordo com a secretaria da cultura. 


Em observação  Parece que surtiu efeito a 'vacina' espalhada na imprensa pelo DEM, sobre a inviabilidade legal de nomeação do ex-prefeito de Camaçari e deputado com a eleição anulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Caetano. A ducha de água fria nos planos  do petista  se confirmou no começo da semana quando o governador Rui Costa anunciou os últimos nomes para o  novo secretariado. 


Em observação  2  A pasta das relações institucionais, prometida  a Caetano, segundo petistas disseram à Coluna, permaneceu com Cibele Carvalho. Para evitar desgaste político com questionamentos na justiça e reflexos negativos na mídia, o governador, que não morre não morre de amores pelo companheiro, preferiu aguardar a última cartada do petista com o julgamento de sua ação no Supremo Tribunal Federal, que terá como relator o ministro Gilmar Mendes.


Missão A titular da pasta de desenvolvimento social e cidadania (Sedes) Andréia Montenegro, não vai deixar o cargo em março do próximo ano para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores. Apesar da intensa movimentação nas redes sociais, vendendo sua atuação e a nova Sedes, a partir da sua chegada em janeiro, a jovem advogada fica até o final do mandato do alcaide Elinaldo, em dezembro de 2020. Fonte da Coluna garante que não vai ter essa de 'cavalo passar selado' e ela deixar o posto para seguir a tradição política da família. 


Descompromisso  Quase 1 mês após a reinauguração das obras de requalificação da praça em homenagem a ialorixá Mãe Eulina, a estrutura de comunicação da prefeitura ainda não conseguiu promover a retificação do nome da importante camaçariense que batiza o espaço localizado no bairro da Bomba, sede do município. 


Descompromisso 2  Parece que o alerta do Camaçarico (Confira) não sensibilizou quem é pago para fazer o que tem que ser feito, corrigir o mal feito, e não ficar feito estrangeiro fazendo de contas que a preservação da história da cidade e sua gente é coisa sem efeito. 


Alô, Alô  Depois da justíssima homenagem ao repórter fotográfico Otoniel Novaes, 'Seu Alan' como era conhecido, que agora batiza a sala de imprensa instalada na Câmara de Vereadores de Camaçari, o presidente do Legislativo, Jorge Curvelo (DEM) precisa promover uma correção histórica. 

Alô, Alô 2  Instalar a placa que indica o vereador Osvaldo Nogueira como nome do plenário da Casa é mostrar boa vontade e reconhecimento da atuação de importante figura da cena política da Camaçari  dos anos 1980. Vereador pelo PMDB entre 1982 e 1986, Osvaldo Nogueira morreu em agosto de 2009, aos 73 anos. 


Confira todas as Colunas acessando o link  http://www.camacariagora.com.br/camacari.php 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)
20/2/2019

Mais Notícias

Waldeck Ornélas no Colunistas: A importância do São Francisco
Queimadas na Amazônia Ocidental transformam a região na mais poluída do planeta
Brasil deve subir para a oitava posição no ranking das maiores economias do mundo
Vini Jr. é o único brasileiro na disputa pela Bola de Ouro
Adelmo Borges no Colunistas: O quadro eleitoral em Camaçari
Anderson Santos no Colunistas: Camaçari e o futuro da cidade
Coluna Camaçarico 3 de setembro de 2024
PIB do Brasil segue em crescimento e avança 1,4% no trimestre abril/junho
P&A mostra que Caetano segue com vantagem sobre Flavio
Flavio diz que Caetano mente ao falar do Hospital da Mulher


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL