Freio O prefeito Antonio Elinaldo não quer saber de multa. A orientação, quase um mantra, foi repetida várias vezes durante posse do novo titular da superintendência de trânsito e transportes de Camaçari (STT), coronel PM Alfredo Castro, na manhã de segunda-feira (7). Cansado do desgaste político que sofreu por aplicar a Lei sem seguir a regrinha básica de deflagrar a necessária campanha educativa preventiva, antes da canetada no bolso do contribuinte, o alcaide pisa no freio, liga o pisca e sinaliza retorno.
Freio 2 Sem informar o tempo e a distância que pretende percorrer com esse recuo, o motorista Elinaldo, mesmo sem querer, conduz o sistema de controle e fiscalização de trânsito de Camaçari para o sinal amarelo. Esse tempo de alerta, caso se confirme a suspensão das multas, vai depender da criação e deflagração da campanha com peças publicitárias, cartilhas, blitz educativas e até um trabalho mais amplo nas escolas com a formação dos futuros motoristas e fiscais dos papais infratores.
Freio 3 Com um ex-comandante geral da PM como seu novo chefe da STT vai ser difícil seguir muitotempo com o sinal de atenção piscando para todos os lados. O alcaide precisa ser rápido. Pista livre para os motoristas acostumados com as paradinhas em local proibido, roubadinhas, invasão de sinal, direção sem cinto de segurança e uso do celular ao volante vai representar um grave retrocesso com significativa perda de pontos na carteira de gestor do alcaide.
Simbólico Errou quem só viu louros para o alcaide durante os cerca de 2 quilômetros da procissão do padroeiro, na tarde de segunda-feira (7). Pouca gente notou, mas seguramente Elinaldo não esqueceu sua 'Via-Crúcis', localizada exatamente no trecho final da caminhada de fé em louvor a São Thomaz.
Simbólico 2 Diferente e sem comparação com as 14 estações de Cristo, as paradas do alcaide são os 3 simbólicos e mais importantes patrimônios da antiga Camaçari. Apesar da promessa, município segue longe de ver recuperadas e transformadas em espaço de cultura e memória a antiga sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o cinema e a estação de trens.
Simbólico 3 Outro que também teve a sua 'Via-Crúcis', só que mais longa, foi o ex-alcaide e deputado federal Luiz Caetano. Acostumado com o aceno e o festejo, o petista com mandato não renovado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o considerou inelegível por sua condenação pela Lei da Ficha Limpa, não atraiu, muito menos reuniu nada próximo que representasse ou incensasse sua liderança e os 40 mil votos que recebeu dos camaçarienses em outubro.
Simbólico 4 Acompanhado pelos 5 vereadores da bancada oposicionista e mais um pequeno grupo de seguidores, na sua maioria desanimados, Caetano seguiu o padroeiro, provavelmente pedindo forças para enfrentar as próximas etapas da sua caminhada. Sem perder a fé, garantiu ao Camaçarico que tem '99%' de possibilidades de estar na disputa municipal de 2020.
Simbólico 5 Disse que as ações que está impetrando na Justiça vão restabelecer a verdade e que não cometeu crime de 'enriquecimento ilícito'. Apesar do discurso otimista e externando tranquilidade, deixou nas entrelinhas a incerteza sobre o seu futuro como protagonista dos antigovernistas na disputa municipal ao garantir que vai manter a 'oposição unida em qualquer hipótese'.
Regra A nova secretaria da orla não chega para ser apenas mais um cabide de cargos para protegidos e apaniguados. Vai precisar mostrar serviço para garantir boa base de apoio no processo de reeleição do alcaide Antonio Elinaldo. Quase uma prefeitura, nova estrutura comandada pelo atual vice-prefeito e 3 vezes alcaide do município, José Tude (DEM), só sobreviverá de forma eficiente com a colaboração ampla e irrestrita e sem 'mi mi mi' e ciuminhos das demais estruturas do poder.
Regra 2 Demandas na infraestrutura seguramente serão as mais requisitadas. Fontes ouvidas pela Coluna garantem que a velocidade no atendimento desses pleitos precisa ser o caminho para compensar a baixa eficiência na região nos 2 anos iniciais do governo. A regra é mudar imediatamente a receita que não deu certo, completam.
Regra 3 Experientes e costumados com a máquina, garantem que essa virada precisa acontecer imediatamente. Ano de 2020 não poder ser de início do que deveria ser realizado nos anos iniciais do governo. Será apenas de ajustes e finalizações dessas ações que precisam começar já.
Regra 4 A nova titular da secretaria de desenvolvimento social e cidadania (Sedes) a advogada Andrea Montenegro não terá apenas de mostrar que vai mudar o quadro de descaso com a gestão dos programas sociais do município, marca dos 2 primeiros anos do governo Elinaldo. Descendente de políticos, a doutora Andrea, 4ª representante de clãs tradicionais da cidade a ocupar o cargo, vai precisar comandar a Sedes longe da perspectiva de uso dessa estrutura para beneficiar possíveis candidaturas da sua estrutura familiar.
Renovação Fiéis mais atentos estranharam a jovialidade da imagem do padroeiro de Camaçari. A versão mais jovem do São Thomaz de Cantuária fez sua estreia nessa procissão. Será a partir de agora a representação usada nos eventos externos, disse à Coluna um dos membros da Diocese. O uso de uma segunda imagem é prática comum na igreja. Permite a preservação do São Thomaz mais antigo no altar e longe de riscos de acidentes provocados pelas constantes peregrinações da imagem.
Esperança A procissão de São Thomaz de Cantuária não saiu por acaso na sede da creche Comunitária Emanoel, no bairro Ponto Certo. A quebra da tradição de conduzir o padroeiro de uma das igrejas do município até a catedral seguiu uma estratégia dos membros da irmandade de São Benedito.
Esperança 2 Apoiados pelo vereador governista e membro da igreja Adalto Santos (sem partido), grupo sinalizou para o prefeito Elinaldo que precisa de ajuda para construir a igreja no terreno vizinho à creche. Com dívida antiga com São Thomaz, instalado numa praça sem iluminação adequada e outros mimos comuns a um padroeiro, Elinaldo pode começar a pagar sua penitência com a Igreja Católica mirando São Benedito. Santo negro nasceu em 1526 na Itália e ficou conhecido como 'africano', devido a sua descendência de escravizados na Etiópia.
Bombou Por falar em padroeiro e manifestação de fé, a procissão deste ano foi uma das maiores dos últimos anos. Contas otimistas estimam que mais de 2 mil pessoas participaram da caminhada de pouco mais de 2 quilômetros entre o Ponto Certo e a praça da Catedral.
Amplificador O locutor e apresentador Dado Dinamite volta ao comando do microfone oficial da prefeitura. Depois de 2 anos afastado, o experiente e carismático agitador de eventos retoma a função que desenvolveu com alegria e alto astral nos últimos governos do município.
Confira todas as Colunas acessando o link http://www.camacariagora.com.br/camacari.php
João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)
8/1/2019 Atualização às 11h27