Busca:

  Notícia
 
CHICO RIBEIRO NO COLUNISTAS: Tudo se curava com Merthiolate


Chico Ribeiro Neto é jornalista

Ferimentos do menino   


Aquele menino tinha a maior vontade de quebrar o braço, mas só conseguiu quebrar a cabeça. Achava lindo braço na tipóia, todo mundo perguntando como foi e as meninas assinando no gesso.


Quebrar o braço tinha muito mais charme, um deles era ter que escrever e comer com a mão esquerda. "Dói?" , perguntava uma garota, enquanto outra queria saber como é que é pra tomar banho. Mas eu não tive essa sorte. 


Jogando "baba" nos paralelepípedos da rua Gabriel Soares, em Salvador, o menino arrancava a cabeça do dedão, ralava o joelho ou o cotovelo nas acirradas disputas da bola. 


Uma vez, o menino deu um ´banho de cuia` (o atual ´chapéu`) em "Mondrongo", gritou "viu, puta?" e foi imprensado no muro pela raiva do adversário. Ganhou a disputa da bola e também um grande galo na testa com a porrada na quina do muro. 


Aí veio um corte no pé. "Géo Beleza", de saudosa memória, tinha uma catraia, um pequeno barco a remo, e fomos da praia do Unhão até o Forte São Marcelo. Dentro do forte, naquele tempo abandonado e com muito lixo, pisei num fundo de copo bem afiado que atravessou a sandália japonesa (atual havaiana) e me fez um bom corte na sola do pé.


Com a minha camisa, amarrei o pé que sangrava muito e voltamos a remo até o Unhão.


Minha mãe Cleonice tinha pensão, um dos hóspedes era estudante de Medicina e disse que eu não precisava tomar pontos. Fez com muito esparadrapo o que chamou de "ponto falso" e estancou o sangue. Fiquei puto, pois queria mesmo era tomar pontos pra ter mais o que contar. 


Tudo se curava com Merthiolate e alguns gritos do ardor do medicamento. Aí  a gente cresce e aparece o ferimento da alma, mais difícil de curar e pior do que um encontrão de "Mondrongo". 


Chico Ribeiro Neto chicoribe@gmail.com nasceu em Ipiaú (BA) é jornalista profissional, começou na Tribuna da Bahia. Trabalhou na sucursal da Revista Manchete em Salvador e na sucursal do Jornal do Brasil em Porto Alegre. No jornal A Tarde foi editor de Economia, chefe de Reportagem e secretário de Redação  


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

24junho2026

Mais Notícias

Brasil cai 7 posições no ranking mundial de competitividade
CHICO RIBEIRO NO COLUNISTAS: Tudo se curava com Merthiolate
LUIZ CARLOS AZEDO NO COLUNISTAS: Wagner e a contaminação do amigo presidente
Camaforró fecha o quarto e último dia com shows de Edy Xote, Filomena Bagaceira e Márcia Fellipe
COLUNA CAMAÇARICO
Terceiro dia do Camaforró tem Calcinha Preta, Juliano Nunes, Nadja Meireles e a quadrilha Fogueira Santa
São João de Camaçari tem domingo com Alceu Valença e a dupla Matheus & Kauan
ZEDEJESUSBARRETO NO COLUNISTAS: As Copas de 1990 na Itália e 1994 nos EUA
ADELMO BORGES NO COLUNISTAS: Camaçari e a ausência do diálogo
Brasil cai no ranking mundial de competitividade


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2026 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL