Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 1º de fevereiro 2022


Ressaca A localidade de Jauá, orla de Camaçari, anda vivendo uma maré de azar. Depois do atraso e da falta de data de conclusão das obras de reqaulificação da praça do papagaio, que incluiu o abandono da escultura dourada e símbolo da localidade, como denunciou o Camaçarico (Confira), moradores e ambientalistas, agora são surpreendidos com mais uma estranha proposta.


Ressaca 2 Indicação aprovada pela Câmara de Vereadores, inclusive com o voto da oposição, que tanto reclama da gestão do alcaide Antonio Elinaldo (DEM), pede que a prefeitura promova o estreitamento do calçadão da orla de Jauá. Proposta pelo vereador Mar de Areias (DEM), a intervenção tem como objetivo principal reduzir o espaço dos pedestres para ampliar a área de circulação dos veículos.


Ressaca 3 Criticada através de notas públicas, pela associação beneficente de Jauá (ABJ) e pelo centro de estudos, pesquisas e ações socioambientais de Camaçari (AVP), proposta segue na contramão do planeta, que discute e busca adequar e ampliar espaços para o pedestre. Proposta reducionista parece contar com a simpatia de parte do governo, como mostram fotos postadas nas redes sociais. Durante visita ao local, semana passada, aparecem o titular da pasta dos esportes e juventude (Sejuv), o vereador licenciado Jorge Curvelo (DEM), de quem  Mar de Areias é suplente, e o chefe da superintendência de trânsito e transportes do município (STT), coronel PM Alfredo Castro.


Ressaca 4 Chama a atenção, para discutir um tema que sequer deveria estar em pauta, a presença de Curvelo, vereador em 4º mandato, portanto com obrigação de conhecer legislação, em especial o PDDU, e as discussões sobre sustentabilidade, meio ambiente, acessibilidade e turismo. Assim como Curvelo, o coronel e ex-comandante da PM, Alfredo Castro, em tese, também não é nenhum novato no debate sobre a cidade e o futuro com menos tropeços e consequentemente mais tranquilidade e menos violência.


Contramão Por falar no coronel Castro, o militar que comandou a Polícia Militar da Bahia entre 2011 e o começo de 2015, acaba de virar réu numa ação de improbidade administrativa. Decisão do juiz Cesar Augusto Borges de Andrade, da Primeira Vara da Fazenda Pública de Camaçari,  datada de 28 de janeiro último, reconhece  a investigação do Ministério Público, que acusou  Castro de liberar um veículo apreendido sem o devido pagamento das multas e taxas. Ainda segundo o MP, que investigou denúncia anômina feita  em março do ano passdo, esse veículo removido para o pátio da STT, foi liberado sem qualquer ônus para o proprietário. 


Contramão 2 Existem outras denúncias em investigação pelo MP, de liberação irregular de veículos. Na mesma decisão, o juiz da Primeira Vara cita o alcaide Antonio Elinaldo e os então vereadores Elias Natan, Jorge Curvelo e Zé do Pão, que teriam sido beneficiados pelo chefe da STT com a liberação de outros veículos.


Contramão 3 Cabe agora ao coronel apresentar sua contestação, já que a defesa prévia não foi acolhida pelo juiz. Na ação, o MP pede que a Justiça determine a perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos por 3 a 5 anos, pagamento de multa, além da proibição de contratar com o poder público ou receber  benefícios fiscais ou creditícios por 3 anos.


Calibre  O mapa da violência em Camaçari começa janeiro com números menores na comparação com os mesmos 31 dias de 2021 e 2020. De acordo com boletim da secretaria de segurança pública (SSP-BA), Camaçari registrou 13 assassinatos no primeiro mês deste ano.


Calibre 2 Em janeiro do ano passado foram 23, enquanto no mesmo período de 2020 foram 22 assassinatos. Em 2018 foram 16 mortes violentas. Os 13 registros de janeiro deste 2022 empatam com 2019. Recorde dos janeiros dos últimos 6 anos foi de 2017, com 26 assassinatos.


Calibre 3 Camaçari fechou 2021 com 234 assassinatos. O ano passado abateu 2020 e 2019 com 36 assassinatos a mais. Diferença para 2018 foi ainda maior: 61 mortes violentas. Ainda de acordo com números oficiais da SSP-BA, 2021 só não superou os 249 assassinatos registrados oficialmente em 2017. 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


1/2/2022 Fechamento às 16h07


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL