Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 25 de janeiro 2022


Sem pena Continua sem resposta por parte da prefeitura, a denúncia de moradores e ambientalistas, postada pelo Camaçarico, sobre o abandono do papagaio dourado, escultura de Tati Moreno, em Jauá, orla de Camaçari. Descaso com importante marca da cidade e símbolo de carinho e orgulho dos moradores da localidade, escultura simbolizando a ave conhecida como chauá, foi denunciado semana passada pela Coluna (Confira)


Sem pena 2 Desde a quarta-feira (19), quando o Camaçarico mostrou o abandono e a ausência de um projeto de recuperação da peça, o único movimento da prefeitura foi esconder a escultura em aço inoxidável e fibra de vidro, com cerca de 4 metros de comprimento e 3 metros de altura. Sem respostas sobre a necessária restauração da escultura, e num claro atestado de desprezo pela arte e símbolos da cidade, transferiu a peça do pátio da associação de moradores, onde estava jogada ao relento, para uma área coberta do barracão da obra de requalificação de todo o entorno da lagoa, onde a peça reinava sobre a lâmina d`água.


Sem pena 3 Apesar de procurada pela associação de moradores de Jauá, prefeitura apenas anunciou uma reunião, ainda sem data, com o secretário de governo, o doutor José Gama, para discutir uma pauta mais ampla. Além do futuro da escultura, os moradores querem saber os motivos do atraso da obra. Projeto de requalificação de todo o entorno da lagoa tem valor total de R$ 4,6 milhões e a previsão de conclusão estourada desde setembro do ano passado.


Sem pena 4 Cheia de histórias, escultura encomendada ao artista Tati Moreno, pelo alcaide José Tude, no começo da sua 1ª gestão, nos anos 1990, foi inicialmente instalada na orla de Jauá. Logo teve que ser transferida para a lagoa, a pedido dos comerciantes, onde ganhou mais visibilidade e perdeu a incompatível e desrespeitosa função de ´mictório`. 


Sem pena 5 Mesmo com a prefeitura muda, debate sobre a obra e seus equívocos avançam. Em reunião na manhã desta terça-feira (25) o conselho municipal de meio ambiente (Comam) questionou a titular da pasta do desenvolvimento urbano (Sedur), Andrea Montenegro, que nada sabia sobre a escultura, parte integrante do projeto de requalificação de Jauá. O Comam também cobrou, através de ofício, posição das secretárias de cultura (Secult), Marcia Tude; e do turismo, Cristiane Bacelar. Documento postado no grupo de WhatsApp da entidade, e assinado pela presidente Ana Mandim, também lista os subsecretários Lucia Bichara (Setur), e Luciel Neto (Secult), presidente do conselho de cultura do município (CCC), sobre quais providências tomaram, estão realizando, ou pretendem adotar para devolver restaurado o papagaio dourado para seu habitat.  


Calculadora Quem anda em conflito com as planilhas desde o começo da pandemia é a secretaria de saúde de Camaçari (Sesau). Pasta comandada pelo doutor Elias Natan, vereador licenciado do PSDB, não consegue sequer somar de forma precisa os números de casos de Covid-19.


Calculadora 2 A última foi postada no boletim distribuído pela Sesau no dia 21, quando informou um total de 25.803 casos confirmados desde o início da pandema. Número representava 613 novos registros desde o começo do mês até 20 de janeiro. Só, que o mesmo boletim da Sesau, quando informou no dia 3 de janeiro, os 3 primeiros novos casos do ano, exibia um total de 25.193 casos. Continha de subtrair rápida mostra 610 casos, portanto 3 a menos que, não se sabe como, a Sesau encontrou, nem justificou como sendo erro de apuração, etc, etc, etc.


Calculadora 3 Essa não é a 1ª vez que a Sesau informa números contraditórios. No Boletim do dia 13 de janeiro a pasta informou 170 novos casos e 3 óbitos por Covid-19 nos primeiros 12 dias do ano. Com base nos mesmos boletins, fornecidos pela própria secretaria do município, o mesmo período de janeiro registra 219 novos casos.


Calculadora 4 É simples. Se no começo de janeiro, Camaçari contava 25.193 casos e 645 óbitos e no dia 13, ainda segundo o boletim, registrava 25.412 casos, a conta nunca poderia ficar em 170, como informou a Sesau. Continha de subtrair entre 25.193 e 25.412 mostra uma diferença de 49 novos casos a mais que os 170 informados pela Sesau.


Calculadora 5 Fecha o quadro dessa briga da Sesau com a planilha, a ausência de números atualizados sobre vacinação.  Depois de 8 dias sem informar o número de adultos imunizados e a quantas andam a vacinação de crianças e adolescentes, iniciada semana passada, a Sesau distribuiu na manhã desta terça-feira (25) atualização com números de ontem (24).


Calculadora 6 A aposta da Coluna é de que a Sesau use uma nova calculadora para computar os números do Fila Zero. Lançado no final de 2021 e iniciado agora em janeiro, programa promete acabar com a espera de pacientes que precisam realizar consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. Segundo comunicado da própria prefeitura, o programa vai acabar com a “herança maldita” da fila de espera até meados do ano. Pelas contas do próprio município, são quase 50 mil pessoas que somam cerca de 93 mil procedimentos.


Na janela Quem pensa que o alcaide de Camaçari, Antonio Elinaldo (DEM) e o 3 vezes gestor municipal e atual secretário de relações institucionais do governo do companheiro de legenda, Rui Costa, Luiz Caetano (PT), não são passageiros da mesma viagem, não conhece o sistema de transporte de Camaçari. Seguem juntos e incapazes de encontrar uma solução respeitosa e necessária para os milhares de passageiros que pagam e precisam usar o sistema de transporte por ônibus entre Camaçari e a Estação Mussurunga, em Salvador.


Na janela 2 Só aumentam as queixas de supressão de horários, deficiência de veículos, e até suspensão do serviço da principal e mais barata linha entre as duas cidades, como aconteceu na segunda-feira (24). Município, representado pelo alcaide Elinaldo, e o governo do estado, responsável pela agência reguladora do sistema intermunicipal, que tem Caetano como principal interlocutor, não se entendem. Em comum apenas o desprezo pelo problema e sobe e desce na Via Parafuso, no ar condicionado dos veículos pagos pelo erário público. 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


25/1/2021 Fechamento às 16h57


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 

Mais Notícias

Colunistas Waldeck Ornélas
Baiana garante vaga na canoagem nas Olimpíadas de Paris
População quilombola feminina é menor que a masculina na Bahia
Registros de queimadas no Brasil é recorde dos últimos 21 anos
Mais uma chinesa se prepara para entrar no mercado brasileiro
Colunistas José Carlos Teixeira
Colunistas Luiz Roberto Sobral Sibié
Filas e poucas ficham obrigam TRE a ampliar serviço em Camaçari
Brasil fecha março com 8,6 milhões de pessoas sem ocupação
Bahia cria 12 mil dos 244 mil postos com carteira em março no país


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL