Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 21 setembro 2021


Presença  Acostumado com a generosidade do município, que sempre amplia a folga com ponto facultativo, o servidor de Camaçari vai ficar sem o feriadão do aniversário da cidade. Decisão do alcaide Antonio Elinaldo (Democratas) de suspender o ponto facultativo de segunda-feira, véspera do feriado municipal de 28 de Setembro, data da emancipação de Camaçari, foi muito além dos reclames do comércio, como informou a prefeitura em nota.


Presença 2 O motivo para a manutenção do expediente na segunda-feira (27) só tem uma explicação. Com a prefeitura fechada entre a tarde de sexta-feira (24) e a manhã de quarta-feira (29), parte significativa da plateia dos chapas-brancas não reforçaria o quórum do encontro com o ex-alcaide de Salvador, presidente nacional do Democratas e candidato ao governo do estado, ACM Neto.


Presença 3 Segundo apurou a Coluna, a agenda de Neto em Camaçari, que não terá caruru de Cosme e Damião, começa no final da tarde de segunda-feira (27), com visita ao horto de Camaçari. Inaguração do espaço, inicialmente prevista para sexta-feira (24), mudou justamente para se ajustar à agenda de Neto. O encontro com o nome oposicionista na disputa pelo Palácio de Ondina, e aliado de Elinaldo, será a poucos metros do Horto, do outro lado da rua, no clube Arsenal. O papo de Neto com lideranças e apoiadores está previsto para começar por volta das 18h, justamente para evitar o conflito com o expediente na prefeitura.


História Camaçari dá mais um importante passo no reconhecimento da sua data de fundação no século XVI, portanto 200 anos antes da atual comemoração oficial. Proposta de projeto de lei da vereadora Fafá de Senhorinho (Democratas) busca resgatar o 29 de maio de 1558, data que poucos conheciam. Reposicionamento só agora ganha luzes graças à pesquisa, depois transformada em livro do professor e historiador Diego Copque.   


História 2 Estudo detalhado no recém lançado livro “Do Joanes ao Jacuípe, uma História de muitas querelas, tensões e disputas locais” comprova através de documentos que o município surgiu oficialmente a partir do aldeamento do Espírito Santo, fundado pelos jesuítas, justamente na área onde está a praça da Matriz, em Vila de Abrantes. O 28 de Setembro de 1758, que se costuma chamar de aniversário da cidade, na verdade é a data de emancipação política de Camaçari.


Desequilíbrio Depois do batismo com o nome do pai do alcaide Antonio Elinaldo (Democratas), horto de Camaçari ganha nova proposta de  compartilhamento sem nenhuma relação com a história e a função da reserva ambiental localizada no coração da sede do município. De acordo com postagem feita nas redes sociais pelo gestor municipal, o Horto Florestal Linaldo Silva pode sediar a unidade do Sebrae no município. A sugestão foi apresentada ao diretor-superintendente do órgão na Bahia, o ex-deputado Jorge Khoury.


Desequilíbrio 2 Local de lazer, contemplação, conhecimento, debate e multiplicação da agenda ambiental e temas correlatos, o horto é totalmente incompatível com uma estrutura, que hoje funciona de forma eficaz e totalmente identificada na Casa do Trabalho. Transferir o Sebrae, que tem como princípio o estímulo à geração de emprego e renda através das atividades empresariais no micro e pequeno empresariado, seguramente não é um enxerto compatível.


Desequilíbrio 3 O competente doutor Khoury, que foi secretário estadual de várias pastas, inclusive do meio ambiente e recursos hídricos, no segundo governo Paulo Souto, sabe que a movimentação da burocracia provocada pela presença do Sebrae no espaço só vai contribuir para misturar o que deve e precisa ficar separado. Buscar parcerias compatíveis, inclusive para ajudar a pagar a conta  de manutenção do equipamento, é o caminho para fortalecer e mostrar que a ocupação do espaço tem um projeto.


Quiosquelândia Arembepe ganha novo empreendimento de grife na área da gastronomia baiana. Familiares da famosa baiana Cira de Itapuã aprontam ´super tabuleiro` na entrada da localidade da orla de Camaçari. Segundo fontes da Coluna, o ponto onde está sendo montado o equipamento, não foge à regra. Mais um localizado em área pública.  


Minoria A presidente do Conselho Municipal de meio ambiente de Camaçari (COMAM), manda esclarecimentos à Coluna sobre sua fala durante a sessão que discutiu a instalação do Parque das Dunas de Abrantes, sexta-feira (17) na Câmara de Vereadores. Segundo Ana Maria Mandim, “não houve intenção de ofender os brios e a honorabilidade da PM baiana”. A ambientalista esclarece que a Polícia Militar foi chamada de “corrupta”, quando a oradora se referia a um grupo de PMs que agia de forma aberta cobrando “propina” de “caçambeiros ladrões de areia”.


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


21/9/2021 Fechamento às 17h


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 

Mais Notícias

Camaçari registra 7 novos casos de Covid-19 em 24h
Professor é profissão sem reconhecimento e valorização
´Bandeira vermelha` pode ser suspensa em novembro
Desembargadora diz que colega também vendia sentenças
Camaçari registra 13 novos casos de Covid em 24h
Bolsonaro reclama da alta da gasolina e fala em venda da Petrobras
Legislativo reforça campanha do Outubro Rosa
Desembargador da Faroeste se aposenta com salário de R$ 35 mil
Camaçari registra 11 novos casos de Covid em 24h
Camaçarico 13 de outubro 2021


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2021 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL