Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 13 de maio 2021


Delay  Precisou do alerta feito da imprensa, e da consequente intensa repercussão nas redes sociais, para que a secretaria de saúde de Camaçari (Sesau), comandada pelo vereador licenciado pelo PSDB, o médico Elias Natan, se posicionasse sobre a presença de casos, inclusive com óbitos, da variante do vírus “PI de Manaus”, considerada pelos especialistas mais agressivo e letal.


Delay 2 Em nota pouco esclarecedora, divulgada 2 dias depois de receber o “Comunicado de Alerta” nº 8, de 4 de maio de 2021, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a prefeitura através da Sesau informou apenas que vem intensificando os cuidados, e aguarda o envio de mais “detalhes sobre o assunto”. De lá para cá, nenhuma informação.


Delay 3 Omitir informação da população não ajuda a combater o avanço da pandemia do coronavírus. Nesse momento, onde se discute a volta às aulas e a redução das medidas restritivas, que por falta de uma fiscalização real pela prefeitura, seguem além do tamanho definido pelo decreto municipal, todo cuidado é pouco.


Delay 4 O doutor Natan, que não atende telefone e não conversa com a imprensa, está devendo esclarecimentos. Tem sorte por contar com o beneplácito de seus pares, na Câmara de Vereadores. Até a oposição, que deveria ser mais ágil e direta, segue a mesma receita e não convoca o agora vereador licenciado para detalhar números sobre a Covid e as ações da Sesau no município.


Delay 5 Sob o argumento de que necessita de 7 votos, mas só possui 5 vereadores para convocar o secretário de saúde, como manda o Regimento Interno da Casa, movimento tem todos os sintomas da síndrome do espirito de corpo.


Delay 6 O doutor Elias Natan, vereador de 3 mandatos, deve deixar de lado esse artifício legal e  tomar a iniciativa, indo até o plenário do Legislativo. Afinal, ele está secretário, mas foi eleito vereador para defender a cidade e cumprir a Lei que exige transparência com o dinheiro do contribuinte.


Tempo certo Enquanto o Legislativo de Camaçari cochila, e se conforma com os números parciais, a CPI da Covid no Senado segue em ritmo acelerado. A Coluna teve acesso a pedido de informações da CPI sobre gastos do município com a pandemia. Requerimento assinado pelo senador Ciro Nogueira (PP-Piauí), datado de 29 de abril, pede à prefeitura de Camaçari cópias de empenhos/contratos das ações orçamentárias, notas fiscais e ordens bancárias com detalhamento das fontes dos recursos.


Currículo  Graças à sua briosa equipe de assessores, planejadores, formuladores, e etc, a gestão do alcaide Antonio Elinaldo tem se notabilizado como  descompromissada com o patrimônio histórico e todo o legado deixado pelos antepassados de Camaçari.


Currículo 2 A última ´marretada` foi a obra de requalificação da praça principal de Vila de Abrantes. Sem nenhum cuidado, compromisso e escuta da população, em especial historiadores, a prefeitura resolveu modernizar a praça situada sobre um sítio arqueológico, datado do século XVI.


Currículo 3 Dessa vez, diferente do crime praticado com a demolição do casarão sede dos 3 poderes e do antigo cinema, a Ordem dos Advogados do Brasil OAB-Camaçari entrou no circuito. A expectativa é de que, com o olhar do Ministério Público, como mostrou o Camaçari Agora (Confira), o projeto seja  refeito e respeite a história da área onde se implantou o primeiro núcleo urbano com o aldeamento, e todo o seu entorno da histórica igreja.


Currículo 4 Segundo apurou a Coluna, a notificação pedindo informações, mas sem recomendar a suspensão das obras, feitas pelo MP, não foi suficiente para sensibilizar a doutora Joselene Cardim, titular da secretaria de infraestrutura (Seinfra). Até a tarde desta quinta-feira (13) os trabalhos seguiam normalmente.


Compromisso Cresce o coro de vozes em defesa da democratização do acesso ao livro “Do Joanes ao Jacuípe, uma história de muitas querelas, tensões e disputas locais", do professor, historiador e pesquisador Diego Copque. O vereador Tagner Cerqueira (PT) apresentou indicação ao alcaide Antonio Elinaldo (Democratas) para que autorize a aquisição de exemplares da publicação para distribuir com bibliotecas das escolas da rede municipal.


Compromisso 2 Outra importante medida do Legislativo é o Projeto de Lei retroage em 200 anos a data de fundação da cidade. Proposta de autoria do vereador Jamesson Silva (PSL) muda esse marco no calendário que passaria para 29 de maio de 1558, portanto 463 anos neste 2021. Com a alteração, o 28 de Setembro continuaria sendo celebrado, mas como data de elevação do aldeamento do Espírito Santo à categoria de Vila da Nova Abrantes do Espírito Santo, em 1758.


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com - Editor


13/5/2021 Fechamento às 16h54


Confira todas as Colunas http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


Instagram https://www.instagram.com/joaoleitefilho01/?hl=pt-br


You Tube https://www.youtube.com/channel/UCVFnWrjZpNsVJCbD6_D5ekg?view_as=subscriber

Mais Notícias

Colunistas Waldeck Ornélas
Baiana garante vaga na canoagem nas Olimpíadas de Paris
População quilombola feminina é menor que a masculina na Bahia
Registros de queimadas no Brasil é recorde dos últimos 21 anos
Mais uma chinesa se prepara para entrar no mercado brasileiro
Colunistas José Carlos Teixeira
Colunistas Luiz Roberto Sobral Sibié
Filas e poucas ficham obrigam TRE a ampliar serviço em Camaçari
Brasil fecha março com 8,6 milhões de pessoas sem ocupação
Bahia cria 12 mil dos 244 mil postos com carteira em março no país


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL