Busca:

  Notícia
 
Coluna Camaçarico 12 de maio 2025


Chaminés Não adianta aparecer na lista das mais ricas, entre as campeãs em arrecadação de impostos, e alardear ser sede de um dos maiores complexos industriais integrados do planeta. Mesmo com toda essa fumaça desenvolvimentista, Camaçari segue distante da cidade que contribui de forma efetiva para a melhoria das condições de vida do seu povo. É o que mostra o mais recente Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).


Chaminés 2 Divulgado na semana passada, estudo do desenvolvimento socioeconômico realizado com mais de 5 mil municípios brasileiros e nos 417 baianos mostra que Camaçari só regrediu nos últimos 11 anos. Município caiu da posição 3, em 2013, para o 9º lugar da Bahia, e posição 2236º no ranking nacional de 2023, ano do último levantamento.


Chaminés 3 Com base em dados oficiais disponibilizados pelos Ministérios da Economia, da Educação e da Saúde, o estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) pontua Camaçari com um IFDM de 0,638 em 2023, contra uma avaliação de 0,5301 em 2013. Mesmo com crescimento nos índices de emprego/renda, educação e saúde, Camaçari não conseguiu se manter no topo baiano e segue exibindo números preocupantes para a sua riqueza.


Chaminés 4 No quesito emprego e renda saiu do chamado desenvolvimento Alto, com pontuação acima de 0,8 nos anos de 2013 e 2014, para Moderado, com pontuação acima de 0,7, a partir de 2015.


Chaminés 5 Os números são ainda mais preocupantes para quem precisa formar mão de obra e especialistas e futuros líderes. Na educação saiu dos índices 0,2/0,3, entre 2013 e 2021, na faixa de ´Critico`, para a pontuação IFDM ´Baixo`, com notas 0,4 e 0,5 em 2022 e 2023.


Chaminés 6 Na saúde os números também deixam a desejar. Avançou do ´Baixo`, com pontuação 0,5 em 2013 e pequenas oscilações até 2020, até os últimos três anos da avaliação, quando passou para o patamar ´Moderado`, com nota 0,6 nos anos de 2021 e 2022, e 0,7 em 2023.


Chaminés 7 De acordo com o último IFDM, Camaçari empata com Conceição do Jacuípe e fica atrás na pontuação geral dos municípios baianos de  Luiz Eduardo (1º colocado), Irecê, Brumado, Barreiras, Mata de São João, Mucuri, Salvador e Pojuca.  


Chaminés 8 Se a fumaça da indefinição incomoda os milhares de usuários da sede de Camaçari, carentes de um serviço de transporte por ônibus, imagine na orla norte do município. Sem buzú, e distante de tudo, a população da região é obrigada usar o nada seguro serviço alternativo do ligeirinho, que chega a cobrar R$ 40 por uma viagem de ida e volta até a sede, onde estão instalados a maioria dos serviços.


Chaminés 9 Um exemplo é Monte Gordo. Distante cerca de 35 quilômetros da sede, localidade com mais de 30 mil habitantes e 10 mil eleitores, se prepara para uma discussão mais ampla e crucial. Além da definição de roteiros e horários compatíveis com suas necessidades, comunidade quer incluir o valor da tarifa no debate sobre o novo formato do sistema. 


Chaminés 10 Segundo apurou a Coluna, lideranças locais defendem o fim da tarifa diferenciada para a orla. Além da tarifa única em todo o município, querem que a Superintendência de Trânsito e Transportes (STT), responsável pelo desenho do novo serviço de transporte por ônibus, garanta para moradores de todo o município a passagem integração no sistema circular da sede.


Chaminés 11 Debate sobre o sistema de transporte na gestão 04 do petista Luiz Caetano começa a clarear a partir da próxima semana com o início da licitação para a escolha da empresa que vai explorar as 45 linhas emergenciais. Fontes da Coluna dizem que a fumaça da vitória no certame já tem direção. A empresa Atlântico é tida como a que se melhor enquadra no processo. É aguardar para conferir.


Chaminés 12 O agora oposicionista Antonio Elinaldo (União) segue com vento a favor e avança sem obstáculos e fuligem no seu projeto de conquistar uma das 63 cadeiras da Assembleia Legislativa. Acusado durante a campanha de produzir todo tipo de fumaça irregular durante seus 8 anos (2017/2024) de gestão, Elinaldo festeja o 5º mês de governo do adversário sem enfrentar sequer o constrangimento de uma denúncia ou ação por irregularidades no período em que comandou Camaçari.


Chaminés 13 Independente de quem esteja no poder, a maioria dos vereadores vai estar sempre perseguindo a proximidade da caneta do alcaide e o seu revitalizante aroma. Essa regra parece que começa a se ajustar no Legislativo de Camaçari com a criação do chamado grupo ´Independente´, formado pelos vereadores Dr. Samuka (PRD), Dudu do Povo (União) e Manoel Jacaré (PP).


Chaminés 14 Sem nenhuma novidade sobre os desejos governistas de Dudu e Jacaré, como havia registrado a Coluna em fevereiro, terceira bancada oficializa um novo desenho na Câmara de Camaçari, formado por 23 representantes. Com os 3 independentes a menos, estranhamente incluindo o vereador eleito pelo União e líder da bancada oposicionista, Dudu do Povo, antigovernistas minguam da maioria simples (12) para 9.


Chaminés 15 Mesmo que aconteça um novo desenho com o recuo de Dudu e Jacaré, de integrarem a tal bancada independente, oposicionistas permaneceriam com 11 e perderiam a maioria. Com ou sem Dudu e Jacaré, e a confirmação de Dr Samuka que segue em cima do muro, sinaliza que o movimento de cooptação tem terreno fértil e deve continuar. Afinal, mesmo com um governo ainda emitindo fumaça de indefinição para um início de gestão, a caneta do alcaide segue com tinta e 1001 utilidades, inclusive a de filtro.


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


12/maio/2025  Fechamento: 18h33

Mais Notícias

João Borges no Colunistas: A existência de todas as coisas
Mais de 98% dos aposentados e pensionistas do INSS dizem que não autorizaram descontos
Lista dos atletas mais bem pagos é liderada por Cristiano Ronaldo
Brasil fecha 2024 com redução de 32,4% no desmatamento de biomas
Waldeck Ornélas no Colunistas: O Brasil do desplanejamento
Setor de serviços na Bahia sobe 1,5% em março e fica entre os maiores avanços
Luiz Carlos Azedo no Colunistas: O exemplo uruguaio na política
O italiano Ancelotti vai receber R$ 5 mi para comandar Seleção
Tesouro Nacional vai ressarcir todos os fraudados pelos descontos irregulares no INSS
Dom Dirceu de Oliveira Medeiros no Colunistas


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL