Busca:

  Notícia
 
Coluna Camaçarico


Tentação A manifestação de intolerância do apóstolo Maurício Santa Fé, da Igreja Restituição, de Camaçari, acendeu a luz amarela no comando da campanha do candidato a prefeito pela base governista, o vereador e presidente do Legislativo, Flavio Matos (UB). Com cargo de ouvidor da Câmara de Vereadores, nomeado por Matos, e tido como um dos coordenadores da campanha do candidato governista, Santa Fé terminou expondo o aliado com seus comentários preconceituosos e desrespeitosos.


Tentação 2 Postou no stories da sua conta no Instagram um comentário, com a foto do papa Francisco, onde anuncia: “A FALÊNCIA MORAL DA IGREJA CATÓLICA ESTÁ DECRETADA”. Manifestação, que faz coro com outras lideranças evangélicas radicais, critica o sumo pontífice por ter liberado padres para bençãos a casais homossexuais.


Tentação 3 Sem medir as consequências políticas do seu ato, criticado por representantes da Igreja Católica e membros das religiões de matriz africana, Santa Fé também somou desgaste com significativa parcela da sociedade, inclusive formada por evangélicos, que condenam esse tipo de atitude. Manifestação empurra seu candidato na direção oposta a que Flavio Matos, como prefeito, precisa defender. Igualdade de direitos e combate à discriminação, que tem como aliado e defensor o poderoso o movimento LGBTQ+ é política de governo. 


Tentação 4 No seu discurso, durante o lançamento da pré-candidatura do aliado, segunda-feira (18), em Camaçari, o ex-alcaide de Salvador e principal liderança estadual do União Brasil, ACM Neto, lembrou que a mão espalmada, marca da campanha de Flavio Matos, vai sofrer o corte de um dos cinco dedos. ´Vão ficar quatro`, disse Neto, para alertar a militância, que lotou o Clube Social de Camaçari, da necessidade de ajuste na marca ao 44, número do candidato.


Tentação 5 O movimento dos dedos, explicada por ACM Neto, é simbólico e serve para toda a campanha a prefeito que entra numa nova fase. Cabe ao alcaide Antonio Elinaldo (UB), coordenador e principal liderança do processo, redesenhar e ampliar essa mão, se quiser manter seu candidato na disputa pela prefeitura de Camaçari.


Delas A lista de nomes para vice na chapa do candidato governista, o vereador Flavio Matos (UB), não para de crescer.  Depois da vereadora Professora Angélica (PP); da titular da secretaria da mulher (Semu), a vereadora licenciada Fafá de Senhorinho (UB); da secretária de turismo, Cristiane Bacelar (PL); e da empresária Sineide Lopes (Republicanos), duas novas divas aparecem como alternativas.


Delas 2 Fontes ouvidas pela Coluna acreditam que a ex-candidata a vereadora, Ana Gomes (Cidadania) e a empresária e a promoter na área de gastronomia, Rose Braga, são mulheres que somam. É consenso que todas exibem preparo para a missão. Lembram que Ana Gomes e Rose Braga estão fora do espaço evangélico, representado pelo candidato governista e demais postulantes à vaga de vice.


Delas 3 Ana Gomes é católica praticante e tem grande inserção nos movimentos populares e de empoderamento de mulheres na cidade. Não menos conhecida, Rose Braga é ligada ao candomblé e tem intensa e positiva presença nas redes sociais e imprensa pelos seus projetos de empreendedorismo feminino.


Microfones Os cantores e compositores Bimbinho e Junior Barley seguem em busca de outros palcos, com os projetos de eleição para uma cadeira na Câmara de Vereadores de Camaçari. Amigos nas artes, a dupla B & JB trilha caminhos e conjunturas políticas diferentes. Bimbinho vai tentar uma das cadeiras pela base do três vezes alcaide e atual secretário de relações institucionais do governo Jerônimo, o petista Luiz Caetano. Já o elinaldista Barley, um dos coordenadores de eventos da prefeitura, segue no time do candidato vereador e atual presidente do Legislativo, Flávio Matos (UB).


Microfones 2 Com chances remotas de serem eleitos, segundo projeções dos dois grupos, pleitos se diferenciam apenas na vontade. Enquanto Bimbinho é estimulado pelo grupo caetanista, Barley vem enfrentando freios na cúpula elinaldista. Com dificuldades para arrumar os times de candidatos, como anotou o Camaçarico, notas ´Doril`(Confira), Bimbinho reforça o time e soma preciosos votos para a base oposicionista. Já Barley, também com sua cesta de apoios, enfrenta uma lista com nomes mais fortes na peneira das vagas de candidatos governistas.


Microfones 3 Pela nova legislação, cada partido terá direito a apresentar chapa com 24 candidatos, isso com a ampliação das atuais 21 para 23 cadeiras no Legislativo. Nesse contexto, é sempre bom lembrar o político camaçariense José Ellis. Ex-vereador e secretário de saúde de Camaçari nos anos 1980, Dr. Zé Ellis, como era conhecido, dizia que em período eleitoral chove candidato. Experiente, lembrava com sua voz grave: “É candidato, mas não é para ganhar”


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


20/12/2023 Fechamento: 14h56


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 

Mais Notícias

Vereador kaique é o nome de consenso para presidir o PT-Camaçari
Abril mostra inflação em queda com acumulado de 5,53% nos últimos 12 meses
Sábado é dia de vacinação contra a gripe em Camaçari
Chico Ribeiro no Colunistas: O cliente e o atendimento de sempre
Produção da indústria brasileira cresceu 1,2% em março na comparação com fevereiro
Bahia registra aumento no número de motoristas alcoolizados
Angélica Ferraz no Colunistas: Os avanços do governo Lula
Governo estuda usar dinheiro público para restituir lesados no INSS
Deputados aprovam projeto que aumenta número de parlamentares federais
Adelmo Borges no Colunistas: Camaçari e as projeções eleitorais


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL