Busca:

  Notícia
 
Polìcia Federal pede o afastamento de Toffoli do caso Master


Gravações obtidas pela PF mostram conversa do ministro com o banqueiro Vorcaro

Reportagem do jornal O Estado de São  Paulo mostra que o minisrtro do SUpremo Tribubnal Federal (STF), Dias Toffoli,  teve particiupação em empresa ligada ao banqueiro Daniel Viorcaro, do banco Master. Sob o título "Toffoli recebeu dinheiro de empresa que fez negócios com fundo de cunhado de Vorcaro" a reportagem publicana nesta quinta-freira (12) mostra que o ministro resiste á ideia de se afstar do caso que é relator no STF.


O pedido de suspeição foi feito pela Polícia Federal que encontrou nas investigações conversas entre o banqueiro e o ministro em celular apreendido pela PF. Também foram identificadas menções a Toffoli em troca de mensagens de Vorcaro com terceiros.


Em nota, o ministro diz que a PF parte de ilações e não tem poder legal para requisitar que o magistrado do STF se afaste de um caso. 


Ainda segundo a reportagem, Toffoli admitiu para o presidnte da Corte, o ministro Edson Fachin, que participou da empresa, mas disse que não pretende abrir mão do caso Master., argumentando que nada fez de errado.


A reportagem  lembra ainda que  foi o próprio ministro que atraiu para si a competência do inquérito. Ele atendeu  um pedido da defesa de Vorcaro, e durante a investigação tomou decisões pouco usuais para investigações penais, como a reteção do celular de Vorcaro.


Toffoli  foi sócio anônimo da empresa Maridt que é dirigida por seus dois irmãos . A empresa tinha participação em dois resorts da rede Tayayá. A empresa vendeu sua fatia no negócio de hospedagem no Paraná a fundos de investimentos que tinham como acionista o pastor Fabiano Zettel, cunhado e operador financeiro do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master.


O Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master em novembro de 2025. O banco apresentava falta de dinheiro  para cumprir seus compromissos com os milhares de clientes. Com a medida,  parte dos investimensos dos clientes, apenas  cerca de R$ 40 bilhões  dos  cerca de R$ 50 bilhões serão cobertos  pelo Fundo Garantidor de Crédido (FGC). Cerca de 1,6 milhão de coientes foram  prejudicados com o fechamento do banco.

Mais Notícias

Estudo da CNC diz que fim da jornada 6X1 pode gerar cortes de postos de trabalho
Luiz Carlos Azedo no Colunistas: O STF e a necessidade de revisão
Angélica Ferraz no Colunistas: Informação e compromisso
Coluna Camaçarico 23 fevereiro 2026
Eleitor tem até o dia 6 de maio para alterar o local de votação ou atualizar dados pessoais
José Américo da Matta no Colunistas: Um personagem singular
Bahia fecha 2025 entre os estados com as maiores taxas de desemprego do país
Diocese de Camaçari festeja 15 anos com grande ato religioso
José Américo no Colunistas: Carnaval, lucro e separação
Maioria dos brasileiros conhece e já teve experiência com a Inteligência Artificial


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2026 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL