Busca:

  Notícia
 
Congresso debate emenda que muda escala de trabalho 6x1


O projeto é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSol-SP)

O apoio popular à proposta de emenda à Constituição (PEC) para acabar com a escala 6x1 de trabalho começa a pressionar os parlamentares. A medida está na fase de coleta de assinaturas e precisa do aval de 171 deputados, um terço do total. Até o momento,  71 apoiaram o projeto, enquanto que o abaixo-assinado on-line conta com mais de 1,3 milhão de assinaturas. 


O texto foi apresentado pela deputada Erika Hilton (PSol-SP), e formulado pelo movimento social Vida Além do Trabalho (VAT). Seu objetivo é acabar com a jornada 6x1 em que o funcionário trabalha durante seis dias na semana e folga apenas um. A configuração é muito comum em setores, como o comércio e a indústria, mas é considerada exaustiva e abusiva por apoiadores do projeto.


A PEC visa mudar o trecho da Constituição que limita a carga de trabalho a oito horas diárias e 44 horas semanais para incluir outras possibilidades de distribuição do expediente, como a escala 4x3, defendida pelo VAT. O texto deve mudar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabelece um dia como o período mínimo de descanso para o trabalhador.


Críticos do fim da escala 6x1 argumentam que a medida pode prejudicar as empresas, que precisarão contratar mais funcionários para cobrir seus turnos e ter gastos maiores com a folha de pagamentos. Para Hilton, apesar de haver, sim, a necessidade de que as empresas reorganizem seus quadros de funcionários em caso de aprovação da PEC, a mudança será benéfica e representa um aumento na produtividade dos trabalhadores.


O tema explodiu nas redes sociais durante o fim de semana. No sábado, a campanha contra a escala 6x1 foi o tema mais falado no X, superando a marca de 135 mil postagens. Na internet, a maioria dos comentários foi de apoio à medida e críticas aos parlamentares que não assinaram a PEC.

Mais Notícias

Angélica Ferraz no Colunistas: Camaçari, águas, privilégio e ação
MPT intensifica fiscalização de obras da BYD em Camaçari após acidente
Pacote Haddad piora avaliação de Lula no mercado financeiro
Associação de Pessoas com Epilepsia discute inclusão
PIX bate novo recorde com 239 milhões de transações em 24h
BYD promete 10 mil empregos até final de 2025 na unidade de Camaçari
Waldeck Ornélas no Colunistas: As BRs e as concessões light
Coluna Camaçarico 2 dezembro2024
Mais de 10 montadoras chinesas devem desembarcar no Brasil
Vendas durante a Black Friday batem recorde e superam período pré-pandemia


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL