Busca:

  Notícia
 
Propaganda eleitoral começa dia 26 e Lula terá o maior tempo


Com tempo de 3 minutos e 16 segundos, Lula terá 36 segundos a mais que Bolsonaro

O ex-presidente e candidato do PT ao Palácio do Planalto, Lula da Silva, terá o maior número de partidos  e  o  maior tempo de propaganda na TV e no Rádio. São 8 siglas contra 3  do presidente Jair Bolsonaro (PL). 


A propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio para primeiro turno começa no dia 26 de agosto  e vão até 29 de setembro, três dias antes das eleições, que acontecem no domingo, dia 2 de outubro de 2022. Cada bloco de propaganda para os presidenciaveis terá 12 minutos e 30 segundos.


Lula tem o apoio do PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, PCdoB e PV. Lista pode aumentar com o apoio do Pros, que elegeu 8 deputados federais e um senador em 2018. Juntas, as legendas elegeram 130 deputados federais, 12 senadores e 8 governadores em 2018. O ex-presidente também terá  palanques de candidatos do MDB, do PSD e do PDT, principalmente no Nordeste. O tempo  de propaganda será de 3 minutos e 16 segundos.


Já Bolsonaro conseguiu atrair o segundo maior grupo de siglas. Além do próprio partido ao qual está filiado, o Progressistas e Republicanos também vão apoiar a tentativa de reeleição de Bolsonaro. Em 2018, os partidos elegeram 101 deputados federais, sete senadores e um governador. Bolsonaro terá 2 minutos e 40 segundos. 


A candidatura de Simone Tebet tem apoio de três partidos e pode chegar a quatro. Além do MDB da própria senadora, do PSDB e do Cidadania, nesta sexta-feira, o Podemos anunciou que aderiu à chapa de Tebet. Os quatro partidos elegeram 82 deputados federais, seis governadores e 11 senadores. A senadora terá 2 minutos e 16 segundos.


A senadora  Soraya Thronicke (MS), do União Brasil, resultado da fusão entre PSL e DEM, elegeu 81 deputados federais, cinco governadores e oito senadores em 2018, terá 2 minutos e 7 segundos.


Já  o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, que está em terceiro lugar nas pesquisas, só tem o PDT. O partido elegeu 28 deputados federais, dois senadores e um governador em 2018, colocando o cearense em quinto lugar no ranking das alianças partidárias. Ciro terá 50 segundos.


Depois de Ciro aparecem o PTB de Roberto Jefferson, que elegeu 10 deputados federais em 2018 e terá 20 segundos. O Novo de Luiz Felipe d’Avila, que elegeu 8 deputados e terá 19 segundos. A Democracia Cristã, de Eymael, que elegeu um deputado, terá 8,3 segundos. Já o PSTU de Vera Lúcia; o PCB de Sofia Manzano; e o Unidade Popular de Leonardo Péricles, que não elegeu nenhum deputado, já que foi oficializado apenas no final de 2019, terá cada um 6,8 segundos.


A bancada na Câmara é o principal critério para a divisão do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, o que significa que Lula terá mais exposição midiática que seus concorrentes.


Horários no Rádio


Nas emissoras de rádio, as propagandas serão exibidas de segunda a sábado, sendo veiculadas em dois blocos: das 7h às 7h25, e das 12h às 12h25. Nas segundas, quartas e sextas serão transmitidos os programas para os cargos de senador, governador e deputado estadual. Nas terças, quintas e sábados vão ao ar as campanhas para presidente da República e deputado federal.


Horários na TV


Na televisão, o programa também acontece de segunda a sábado, começando sempre às 13h e às 20h30, mas com diferentes durações. Nas terças, quintas e sábados, o programa é mais longo, exibindo peças de deputados federais e candidatos a presidente da República, das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. Nas segundas, quartas e sextas vão ao ar os programas de senador, governador e deputado estadual. Nestes dias, a propaganda é menor, sendo exibidas das 13h às 13h25, e das 20h30 às 20h45

Mais Notícias

Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%
Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL