Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 12 de abril 2022


Encruzilhada O vereador e presidente do Legislativo de Camaçari, Junior Borges (UB) vive um conflituoso silêncio sobre seu futuro político. Desde o fim do prazo para mudança de partido, dia 2 de abril, que esse anúncio é esperado.


Encruzilhada 2 Afinal, Borges segue na base do correligionário, o alcaide Antonio Elinaldo, e confirma o apoio à candidatura a governador do ex-prefeito da capital, ACM Neto ? Ou vai para o MDB, ou outra legenda da base do governador Rui Costa (PT), e engrossa as fileiras do oponente Jerônimo Rodrigues (PT) ?


Encruzilhada 3 Esse vai-não-vai se arrasta desde a quarta-feira (30/3), quando o amigo vereador e presidente do Legislativo de Salvador, Geraldo Junior (MDB), rompeu com a base de ACM Neto (UB), desistiu da disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados, e virou candidato a vice-governador de Jerônimo.


Encruzilhada 4 Com a decisão de Geraldo Junior, com quem apostava numa dobradinha para deputado estadual, Borges preferiu o silêncio, quando todos esperavam uma posição.


Encruzilhada 5 Desde a decisão de Geraldo Júnior, sintonizado com Borges no projeto político, lá se vão 12 dias. Procurando se manter longe do plenário, o presidente do Legislativo tem usado as redes sociais para postar mensagens pouco esclarecedoras sobre seu futuro.


Encruzilhada 6 Borges pode até ganhar tempo ao se beneficiar de um detalhe da legislação. Mesmo com o prazo de troca de legenda ter se encerrado dia 2, os partidos políticos terão até a próxima segunda-feira (18) para enviarem a lista de filiados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Só com a lista dos filiados aos respectivos partidos, que o TSE divulga dia 19, se terá a certeza de quem ficou e quem mudou.


Encruzilhada 7 Ao usar esse artifício, mais um triste jeitinho nada republicano da política brasileira, Borges não apenas ignora uma regra convencionada e amplamente divulgada na imprensa. Afinal, a população foi levada a acreditar que os candidatos tiveram até a noite do dia 2 para trocar de partido.


Encruzilhada 8 O presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, portanto importante guardião da legalidade e da necessidade de aparência do Legislativo para a opinião pública, descuida dessa missão, ao mesmo tempo em que parece esquecer o novo ritmo da política. Imposto pelo avanço e poder das redes sociais, capazes de ampliar, esmiuçar e até desconstruir narrativas que se imaginavam perfeitas, esse novo tempo exige cada vez mais transparência.


Encruzilhada 9 Apostar nesse intervalo, entre o que a lei diz e o que a lei assegura, para decidir seu futuro político, quando teve todo o tempo para fazer opções, não é um bom caminho.


Encruzilhada 10 Quem sabe nesta terça-feira (12), quando teremos mais uma sessão plenária do Legislativo, o vereador anuncia se fica no grupo do alcaide, ou segue novo caminho  na base  do governador.


Exemplo O camaçariense Danival Dias acaba de galgar mais um degrau na estrutura do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Funcionário concursado do TCM desde 1997, Danival é a prova de que é possível crescer longe do ranço e da desigualdade comuns no apadrinhamento político no serviço público.


Exemplo 2 A nova missão, na gerência financeira e execução orçamentária do TCM, é apenas mais uma etapa nessa escada de crescimento de um servidor   compromissado com o bem público. Danival, que é formado em direito, contábeis, administração e letras, já chefiou o setor de documentação de auditoria, a diretoria de controle externo e a seção de controle e pagamento de pessoal.


Exemplo 3 O filho de Seu Domingos, operário do Pólo, e da professora Nice, da Creche comunitária Emanoel, é certeza de que, apesar dos pesares, o serviço público contempla os que possuem méritos.


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


12/4/2022 Fechamento: 08h53


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 

Mais Notícias

Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%
Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL