Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 12 de abril 2022


Encruzilhada O vereador e presidente do Legislativo de Camaçari, Junior Borges (UB) vive um conflituoso silêncio sobre seu futuro político. Desde o fim do prazo para mudança de partido, dia 2 de abril, que esse anúncio é esperado.


Encruzilhada 2 Afinal, Borges segue na base do correligionário, o alcaide Antonio Elinaldo, e confirma o apoio à candidatura a governador do ex-prefeito da capital, ACM Neto ? Ou vai para o MDB, ou outra legenda da base do governador Rui Costa (PT), e engrossa as fileiras do oponente Jerônimo Rodrigues (PT) ?


Encruzilhada 3 Esse vai-não-vai se arrasta desde a quarta-feira (30/3), quando o amigo vereador e presidente do Legislativo de Salvador, Geraldo Junior (MDB), rompeu com a base de ACM Neto (UB), desistiu da disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados, e virou candidato a vice-governador de Jerônimo.


Encruzilhada 4 Com a decisão de Geraldo Junior, com quem apostava numa dobradinha para deputado estadual, Borges preferiu o silêncio, quando todos esperavam uma posição.


Encruzilhada 5 Desde a decisão de Geraldo Júnior, sintonizado com Borges no projeto político, lá se vão 12 dias. Procurando se manter longe do plenário, o presidente do Legislativo tem usado as redes sociais para postar mensagens pouco esclarecedoras sobre seu futuro.


Encruzilhada 6 Borges pode até ganhar tempo ao se beneficiar de um detalhe da legislação. Mesmo com o prazo de troca de legenda ter se encerrado dia 2, os partidos políticos terão até a próxima segunda-feira (18) para enviarem a lista de filiados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Só com a lista dos filiados aos respectivos partidos, que o TSE divulga dia 19, se terá a certeza de quem ficou e quem mudou.


Encruzilhada 7 Ao usar esse artifício, mais um triste jeitinho nada republicano da política brasileira, Borges não apenas ignora uma regra convencionada e amplamente divulgada na imprensa. Afinal, a população foi levada a acreditar que os candidatos tiveram até a noite do dia 2 para trocar de partido.


Encruzilhada 8 O presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, portanto importante guardião da legalidade e da necessidade de aparência do Legislativo para a opinião pública, descuida dessa missão, ao mesmo tempo em que parece esquecer o novo ritmo da política. Imposto pelo avanço e poder das redes sociais, capazes de ampliar, esmiuçar e até desconstruir narrativas que se imaginavam perfeitas, esse novo tempo exige cada vez mais transparência.


Encruzilhada 9 Apostar nesse intervalo, entre o que a lei diz e o que a lei assegura, para decidir seu futuro político, quando teve todo o tempo para fazer opções, não é um bom caminho.


Encruzilhada 10 Quem sabe nesta terça-feira (12), quando teremos mais uma sessão plenária do Legislativo, o vereador anuncia se fica no grupo do alcaide, ou segue novo caminho  na base  do governador.


Exemplo O camaçariense Danival Dias acaba de galgar mais um degrau na estrutura do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Funcionário concursado do TCM desde 1997, Danival é a prova de que é possível crescer longe do ranço e da desigualdade comuns no apadrinhamento político no serviço público.


Exemplo 2 A nova missão, na gerência financeira e execução orçamentária do TCM, é apenas mais uma etapa nessa escada de crescimento de um servidor   compromissado com o bem público. Danival, que é formado em direito, contábeis, administração e letras, já chefiou o setor de documentação de auditoria, a diretoria de controle externo e a seção de controle e pagamento de pessoal.


Exemplo 3 O filho de Seu Domingos, operário do Pólo, e da professora Nice, da Creche comunitária Emanoel, é certeza de que, apesar dos pesares, o serviço público contempla os que possuem méritos.


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


12/4/2022 Fechamento: 08h53


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 

Mais Notícias

Facção baiana Bonde do Maluco cresce com aliança com o PCC
Colunistas
Brasil tem 72 facções criminosas em atuação nos presídios
Espécies exóticas invasoras causam prejuízo ambiental e econômico
Colunistas
PIB do Brasil cresce 2,9% em 2023 e chega a R$ 10,9 trilhões
Colunistas
Brasil ultrapassa 1 milhão de casos e Bahia registra 7ª morte
Desemprego fica em 7,6% e soma 8,3 milhões sem trabalho
Amazônia bate recorde de focos de incêndio em fevereiro


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL