Busca:

  Notícia
 
Chico Ribeiro no Colunistas: Livros e soldadinhos de chumbo


Chico Ribeiro Neto é jornalista

Jogos de guerra


Meus soldadinhos de chumbo da estante não querem invadir outras áreas da casa. Com grande disposição e amor à Pátria, limitam-se a proteger meus livros de possíveis invasores. Nesse mundo sempre tem gente querendo queimar livros. 


Na nossa brincadeira de guerrô, na turma  da Rua Gabriel Soares (Ladeira dos Aflitos), em Salvador, o cara tava "preso" com 3 tapinhas na cabeça e a "prisão" era o poste mais próximo, iluminado pela lua, já que alguns treinavam nas lâmpadas a pontaria dos badogues. 


No jogo de Batalha Naval não me lembro de ter invadido nenhum país.


Adorei o "trezoitão" de pão que o padeiro da Padaria Minerva, do meu pai Waldemar, fez para mim quando eu tinha 6 anos. Com cartucheira e tudo, o revólver de pão foi devorado por mim e amigos da Rua 2 de Julho, em Ipiaú (BA). Não  sobrou uma bala sequer. 


No São João os bolsos da frente da calça cheios de bomba e os bolsos de trás cheios de amendoim cozido.


A gente tirava a pólvora de 4 bombas, fazia o montinho no chão, uma pedrinha por cima, pisava com um calcanhar, batia continência e batia um calcanhar no outro PUM!!!


O grande ato de heroísmo era segurar um traque nos dentes e acender o pavio. 


Acordo com um bonito barulho. Meus brinquedos fazem uma passeata até a sala. Meu trator de dar corda vai na frente. Não querem ser agredidos e querem continuar produzindo beleza. 


Pedro, meu neto, aos 7 anos tinha um exército de miúdos soldadinhos verde  de plástico. A tropa toda cabia num saco plástico. Um dia fui visitá-lo e, na saída, ele me presenteou com um soldadinho.


"Mas esse soldado não tem fuzil!", exclamei. "Mas, vô, esse é o cara das comunicações. Veja os equipamentos nas costas.


Chico Ribeiro Neto chicoribe@gmail.com nasceu em Ipiaú (BA) é jornalista profissional, começou na Tribuna da Bahia. Trabalhou na sucursal da Revista Manchete em Salvador e na sucursal do Jornal do Brasil em Porto Alegre. No jornal A Tarde foi editor de Economia, chefe de Reportagem e secretário de Redação


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

1ªfevereiro2026

Mais Notícias

Vendas no varejo baiano registram nova redução de março para abril
LUIZ DUPLAT NO COLUNISTAS: A gestão da saúde e a política em Camaçari
Metade dos trabalhadores brasileiros dizem que está difícil conseguir vaga de emprego
LUIZ CARLOS AZEDO NO COLUNISTAS: O fim da 6x1 e o palanque
COLUNA CAMAÇARICO
Maioria dos brasileiros avaliam que a economia está entre ruim e péssima
Motociclista de aplicativo terá linha de crédito para financiar aquisição de veículo para trabalho
ZEDEJESUSBARRETO NO COLUNISTAS: Os Mundiais de 1998 e 2002
ADELMO BORGES NO COLUNISTAS: Caetano, a base e a comunicação
Endividamento aumenta em maio e atinge 81,6% dos brasileiros


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2026 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL