Busca:

  Notícia
 
STJ diz que plano deve custear cirurgia de mudança de sexo


As operadoras de planos de saúde privados são obrigadas a arcar com os custos das cirurgias necessárias à mudança de sexo. De acordo com decisão unânime da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), planos também devem bancar a plástica mamária com implantação de prótese. A decisão foi provocada  por ação de uma cliente da Unimed de Uberaba. Além de arcar com os custos dos procedimentos, a operadora  terá de pagar indenização de R$ 20 mil.


Os cinco ministros que integram a turma — especializada em direito privado — confirmaram o entendimento da relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, de que as cirurgias de transgenitalização e de plástica para implantação de próteses mamárias não podem ser consideradas experimentais ou estéticas, como alegou a Unimed de Uberaba em sua defesa. A decisão do STJ confirma o entendimento de instâncias inferiores da Justiça pelas quais correu o processo.


No recurso que apresentou à Corte, a operadora alegou que o tratamento não é de cobertura obrigatória por ser experimental, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com esse caráter. E sustentou, segundo o STJ, que a cirurgia plástica mamária só tem cobertura para tratamentos de câncer, tentando caracterizar que implantes de prótese teriam função estética. Os argumentos foram derrubados pela Turma.

Mais Notícias

José Carlos Teixeira no Colunistas: O fim da Missa do Vaqueiro
Dea Santos é escolhida para vice na chapa do petista Caetano
Diego Copque no Colunistas: Plano de segurança e racismo estrutural
Coluna Camaçarico 23 de julho 2024
Flávio e Angélica confirmados para a disputa de 6 de outubro
Colunistas Adelmo Borges
Coluna Camaçarico 23 de julho 2024
Colunistas Waldeck Ornélas
PSB confirma candidatura à reeleição do prefeito de Madre de Deus
Colunistas Ana Mandim


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL