Busca:

  Notícia
 
Justiça nega pedido para produção de maconha medicinal na Bahia


A juíza  Rosana Noya Alves Weibel Kaufmann, indeferiu o pedido feito pela Associação para Pesquisa e desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil (Cannab), de liberação para plantio, cultivo e extração do óleo medicinal de cannabidiol (CBD), substância encontrada na folha da maconha.


Na sua decisão a titular da 6ª Vara da Justiça Federal fustifica sua negação do pedido na falta de comprovação pela associação, de estrutura e profissionais qualificados para realizar as atividades. Para a juíza,  a autorização poderia influenciar em possíveis alterações nas políticas públicas de saúde além de interferir no planejamento do controle de substâncias psicoativas.


 O presidente da Cannab, Leandro Steliano nega o argumento da juíza. “A gente mostrou o protocolo de plantio. Não poderíamos mostrar o local porque a gente ainda não vai pagar pelo lugar. Já até sabemos, a pessoa vai ceder por seis meses pra depois a associação começar a pagar”, declarou. A  Cannab foi fundada em 2017 e tem sede em Salvador. 


Frustrado com a proibição, o presidente acredita que a magistrada não entendeu o funcionamento da associação, por isso proibiu a produção. “A gente ficou decepcionado. Mesmo sabendo que o poder maior é de uma juíza, mas por tudo que a gente demonstrou na petição. Todo esse apelo da mídia, com os médicos, a capacidade que a gente tem… Acho que ela não entendeu o funcionamento da associação”, acredita o presidente da Cannab.


Stelitano afirma que a Cannab vai recorrer a decisão na próxima segunda-feira (19) com recurso cabível ao Tribunal Regional Federal. “Ela pediu que comprovássemos nossa equipe de médicos neurologistas, então já temos tudo isso pra recorrer, assinado e carimbado em cartório”, explicou Luciano.


Com cerca de 300 pacientes em seu cadastro a Cannab quer  produzir medicação que ajuda no tratamentos de  paceintes, crianças e adultos, com microcefalia, autismo, estado epiléptico refratário, entre outras  doenças.

Mais Notícias

MP terá poder para abrir e conduzir investigações criminais
Estátua de Daniel Alves será retirada de praça de Juazeiro
Coronel critica Lula por suspender desoneração com ação no STF
Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL