Busca:

  Notícia
 
Concurso que elegeu a 1ª miss negra do Brasil completa 50 anos


Vera Lucia Couto dos Santos foi eleita Missa Guanabara em 1964

Aos 68 anos, Vera Lucia hoje mora em Niteroi

Mesmo com gritos, vaias e outras manifestações racistas, a carioca Vera Lúcia Couto dos Santos desfilou e venceu o concurso de Miss Guanabara, no dia 27 de junho de 1964.  Eleita para o posto de mulher mais bonita do então estado  da Guanabara, Vera, que representou o Renascença Clube, referência do bairro do Andaraí,  foi a  1ª miss negra eleita no Brasil. 


"Eu sabia que eu estaria representando uma raça, então, isso me deu muita força para enfrentar o que veio", disse em entrevista ao Repórter Brasil, na TV Brasil. "Tinha uma moça que gritava, corria por entre as mesas, dizendo 'sai dai sua criola, seu lugar é na cozinha'", relatou. Quando venceu o concurso, ela revela que o sentimento foi apenas um: medo. 


A carreira de Vera Lúcia não parou no concurso de Miss Granabara. Ela conquistou o 2º lugar no Miss Brasil e o 3º no concurso de Miss Beleza Internacional. Graças ao sucesso, Vera Lúcia   virou inspitação da música "Mulata Bossa Nova", de João Roberto Kelly.


Vera foi descoberta pela dona de um salão, que era diretora do Renascença Clube. Ela começou fazendo concursos, aos 15 anos. Recusou o convite para representar, oficialmente, o clube durante 2 anos. A desculpa era a de que, se Vera participasse do concurso, o pai teria muitos gastos e não poderia dar a ela um carro prometido de presente. Mas ela também admite que teve medo da reação do público: “Tinha medo de concorrer. Pelo fato de ser negra, eu sabia de tudo o que as candidatas anteriores passavam e, por isso, não queria concorrer.”, conta vera, hoje  moradora de Niteroi.

Mais Notícias

Deputado do PSDB da Bahia é investigado por fraude fiscal
Telefone fixo vira raridade e tende a ser trocado de vez pelo celular
Cerca de 25% dos jovens sofrem agressões pela internet
PF investiga relação de Aécio com esquema do ex-governador do Rio
Censura impede jornal de noticiar esquema de Sarney no Senado
Novas regas podem tornar uso da internet mais cara e segmentada
Sábado é dia de ensaio da Turma do Samba no Feijão do Lindu
Marília Mendonça é a artista mais ouvida do Brasil
Quase metade dos nordestinos vive com apenas R$ 387,00 por mês
Fifa suspende Del Nero que perde a presidência da CBF


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2017 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL