Busca:

  Notícia
 
Concurso que elegeu a 1ª miss negra do Brasil completa 50 anos


Vera Lucia Couto dos Santos foi eleita Missa Guanabara em 1964

Aos 68 anos, Vera Lucia hoje mora em Niteroi

Mesmo com gritos, vaias e outras manifestações racistas, a carioca Vera Lúcia Couto dos Santos desfilou e venceu o concurso de Miss Guanabara, no dia 27 de junho de 1964.  Eleita para o posto de mulher mais bonita do então estado  da Guanabara, Vera, que representou o Renascença Clube, referência do bairro do Andaraí,  foi a  1ª miss negra eleita no Brasil. 


"Eu sabia que eu estaria representando uma raça, então, isso me deu muita força para enfrentar o que veio", disse em entrevista ao Repórter Brasil, na TV Brasil. "Tinha uma moça que gritava, corria por entre as mesas, dizendo 'sai dai sua criola, seu lugar é na cozinha'", relatou. Quando venceu o concurso, ela revela que o sentimento foi apenas um: medo. 


A carreira de Vera Lúcia não parou no concurso de Miss Granabara. Ela conquistou o 2º lugar no Miss Brasil e o 3º no concurso de Miss Beleza Internacional. Graças ao sucesso, Vera Lúcia   virou inspitação da música "Mulata Bossa Nova", de João Roberto Kelly.


Vera foi descoberta pela dona de um salão, que era diretora do Renascença Clube. Ela começou fazendo concursos, aos 15 anos. Recusou o convite para representar, oficialmente, o clube durante 2 anos. A desculpa era a de que, se Vera participasse do concurso, o pai teria muitos gastos e não poderia dar a ela um carro prometido de presente. Mas ela também admite que teve medo da reação do público: “Tinha medo de concorrer. Pelo fato de ser negra, eu sabia de tudo o que as candidatas anteriores passavam e, por isso, não queria concorrer.”, conta vera, hoje  moradora de Niteroi.

Mais Notícias

Professor de Camaçari propõe reajuste parcelado até 2018
Mineradora terá de pagar R$ 500 mi por contaminar com amianto
Aluno de 15 anos agride professora com socos
Administradoras de cartões de loja apostam nas classes C e D
Sábado é dia de rock no Teatro Alberto Martins
Bolsa Estágio e Bolsa Universitária recadastram até 4 de setembro
Coluna Camaçarico 21 de agosto de 2017
Número de assassinatos no Brasil ultrapassa os 28 mil até junho
Futebol brasileiro leva 'goleada' dos europeus no marketing esportivo
Dobram os casos de estupros coletivos com registro oficial


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2017 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL