Busca:

  Notícia
 
Adelmo Borges no Colunistas:


Adelmo Borges dos Santos

O tempo não para


As eleições municipais de 2024 talvez seja o ponto de retomada das oportunidades políticas de uma geração que se estabeleceu ao longo dos últimos 40 anos. De maneira implacável o tempo deverá corrigir estratégias estabelecidas em não preparar novos nomes para manter a continuidade das ações político-administrativas do município de Camaçari. A presença de Humberto Ellery no comando do poder executivo municipal, fruto do golpe de estado de 1964, propiciou, na administração a presença do militar Eudoro Tude e do militante político Luiz Caetano, em posições de destaque. Assim, ao longo dos últimos 40 anos as atividades e ações políticas, em Camaçari, passaram a girar em torno de duas personalidades, alternadamente.


Tude teve a oportunidade de criar uma equipe com bons nomes técnico-administrativos a exemplo de Vital Sampaio, Cibié, Raimundo Blumete, Helder Almeida, José Cupertino. Assim como Caetano que contou com a aproximação de Téo Ribeiro, José Marcelino, Luiza Maia, Carlos Silveira, Augusto Di Paula, Raimundo Diácono, Vital Vasconcelos, Camilo Pinto e muitos outros. Ambos, quando impedidos legalmente de concorrer à sucessão por um terceiro mandato, fizeram opções equivocadas a partir do sentimento de continuar sendo o mandatário sem o título de prefeito. Enfim, o excesso de centralização e a visão em que não lhes seria permitido alçar melhores posições a partir dos próprios méritos, induziram a maioria dos colaboradores e pleitear o tempo de permanência nos cargos, usufruir de uma estabilidade econômica e garantir uma aposentadoria atraente como executivo comissionado ou como parlamentar.


Ocorre que o momento leva à necessidade em refletir como e com quem será composto o quadro político-administrativo do município de Camaçari a partir dos próximos 5 (caso se credencie para a reeleição) ou 10 anos? Eudoro Tude já não sustenta a liderança de outrora, nem seus seguidores e simpatizantes se encontram dispostos e/ou disponíveis para o embate. Resta a Caetano, com a nova chance que tem, produzir oportunidades para despertar novos nomes para a manutenção de uma ideologia filosófica para o futuro do município. 


Quem seriam esses nomes? Tagner, Marcio Neves e Kaike foram eleitos em 2024. Seria Dentinho (também reeleito vereador) ou novos nomes como o de Gabriela Mendes, Marinez, Pastora Déa Santos ou a primeira dama, deputada federal Ivoneide Caetano? O tempo urge e uma liderança não se forja em curto espaço de tempo. Assim como as boas práticas recomendam que não deve expor apenas um nome ou dois. As imprevisibilidades podem vir a necessitar de alternativas B e C.


Questão outra que vem sendo objeto de debate é a formação de quadros de auxiliares para o mandato dos próximos quatriênios. Observam os especialistas e formadores de opinião que o pleito foi decidido por uma margem muito pequena, significa dizer que metade da população precisa ser conquistada e a outra metade mantida em nível de satisfação em relação às principais necessidades. Assim, observar quadros técnicos e administrativos que sustentam a administração pública é fundamental para que as atividades não venham a sofrer soluções de continuidade. São servidores efetivos e comissionados que exercem atividades essenciais e fundamentais ao funcionamento da máquina pública e se posicionam ou não politicamente por questões impositivas ou por ideologias, no entanto ao exercer o direito de escolha de um cidadão. Nesses casos o bom senso deve preponderar.


UM LEMBRETE PESSOAL – Política não se faz, apenas de quatro em quatro anos. A população precisa estar sempre motivada, mobilizada e participando das ações. O poder deve estar, com seus auxiliares presente nas comunidades, mantendo um processo constante de debates. Quem viver verá.


Que DEUS e os Orixás nos protejam.


Fabiana, Augusto di Paula, Fabio Presente.


Adelmo Borges dos Santos  adelmook@gmail.com


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

10/11/2024

Mais Notícias

Angélica Ferraz no Colunistas: Camaçari, águas, privilégio e ação
MPT intensifica fiscalização de obras da BYD em Camaçari após acidente
Pacote Haddad piora avaliação de Lula no mercado financeiro
Associação de Pessoas com Epilepsia discute inclusão
PIX bate novo recorde com 239 milhões de transações em 24h
BYD promete 10 mil empregos até final de 2025 na unidade de Camaçari
Waldeck Ornélas no Colunistas: As BRs e as concessões light
Coluna Camaçarico 2 dezembro2024
Mais de 10 montadoras chinesas devem desembarcar no Brasil
Vendas durante a Black Friday batem recorde e superam período pré-pandemia


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL