Busca:

  Notícia
 
Brasil conta 2,5 mil registros diários de violência contra a mulher


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) registrou pouco mais de 380 mil casos de violência contra mulher nos primeiros cinco meses (janeiro/maio) deste ano. Número do  Datajud, a base de dados do CNJ, equivale a uma média de  2,5 mil processos de violência contra a mulher por dia. Foram 318.514 de violência doméstica, 56.958 de estupro e 5.263 de feminicídio em apenas cinco meses.


Segundo o novo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, as mulheres representaram, em média, 11% das vítimas de latrocínios, das lesões seguidas de morte e dos homicídios dolosos em 2023.  O relatório aponta ainda que 258.941 mulheres foram vítimas de lesão corporal dolosa em 2023. Outras 11 mil mulheres sofreram com tentativas de homicídio e feminicídio.


Até o mês de abril, as ações envolvendo violência doméstica somavam 178.379. Isso significa que, em apenas um mês, o número de processos referentes a este crime aumentou em 78,5%.


Os dados acompanham uma tendência de alta evidenciada em 2023. De 2022 para o ano seguinte, o total de novas ações de violência contra mulher aumentou em 13,1%. No ano passado foram registrados 813.044 processos sobre os crimes no DataJud.


A Lei Maria da Penha, que  completa 18 anos nesta quarta-feira (7),  ainda enfrenta dificuldades para  ser cumprida. Especialisrtas dizem que a  redução da sua eficácia não está na sua estrutura e sim na ação do Judiciário, considerada ineficiente.

Mais Notícias

Waldeck Ornélas no Colunistas: A importância do São Francisco
Queimadas na Amazônia Ocidental transformam a região na mais poluída do planeta
Brasil deve subir para a oitava posição no ranking das maiores economias do mundo
Vini Jr. é o único brasileiro na disputa pela Bola de Ouro
Adelmo Borges no Colunistas: O quadro eleitoral em Camaçari
Anderson Santos no Colunistas: Camaçari e o futuro da cidade
Coluna Camaçarico 3 de setembro de 2024
PIB do Brasil segue em crescimento e avança 1,4% no trimestre abril/junho
P&A mostra que Caetano segue com vantagem sobre Flavio
Flavio diz que Caetano mente ao falar do Hospital da Mulher


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL