O empréstimo consignado se tornou o serviço financeiro com maior número de reclamações no país. De acordo com o Banco Central (BC), do total de 26.700 registros contra bancos e financeiras, 6.798 são referentes à oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada. Reclamações sobre a modalidade de empréstimo correspondeu a 25,5% do total no primeiro trimestre (janeiro/março) deste ano.
Já o levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que, em 2020, as ocorrências envolvendo o crédito consignado também ficaram em primeiro lugar. A pesquisa foi feita com base nos dados disponíveis no portal Consumidor.gov.br e no Banco Central.
Dados do Banco Central mostram que o volume do crédito consignado bateu recorde em janeiro deste ano, com R$ 442,8 bilhões contratados. Volume é 14% maior em relação ao mesmo mês de 2020, com movimento de R$ 388,6 bilhões.
Modalidade de empréstimo, em que a prestação é descontada do salário ou da aposentadoria todos os meses, tem entre as as principais reclamações, os empréstimos não autorizados, cobrança por produtos que não foram contratados e descontos indevidos na folha de pagamento. Só pode pedir quem é funcionário com carteira assinada, servidor público ou aposentado e pensionista do INSS.
Na plataforma Consumidor.gov.br, o aumento foi de 126% nas queixas referentes ao empréstimo consignado, um salto de 39.012 em 2019 para 88.246 registros em 2020. E a modalidade correspondeu a 27,5% do total de reclamações (320.887) no ano passado. G1