Busca:

  Notícia
 
Empréstimo consignado é o campeão de reclamações

O empréstimo consignado se tornou o serviço financeiro com maior número de reclamações no país. De acordo com o Banco Central (BC), do total de 26.700 registros contra bancos e financeiras, 6.798 são referentes à oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada. Reclamações sobre  a modalidade de empréstimo correspondeu a 25,5% do total no primeiro trimestre (janeiro/março) deste ano.


Já o levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que, em 2020, as ocorrências envolvendo o crédito consignado também ficaram em primeiro lugar. A pesquisa foi feita com base nos dados disponíveis no portal Consumidor.gov.br e no Banco Central.


Dados do Banco Central mostram que o volume do crédito consignado bateu recorde em janeiro deste ano, com R$ 442,8 bilhões contratados. Volume é  14% maior em relação ao mesmo mês de 2020, com movimento de R$ 388,6 bilhões.


Modalidade de empréstimo, em que a prestação é descontada do salário ou da aposentadoria todos os meses, tem entre as as principais reclamações, os empréstimos não autorizados, cobrança por produtos que não foram contratados e descontos indevidos na folha de pagamento. Só pode pedir quem é funcionário com carteira assinada, servidor público ou aposentado e pensionista do INSS.


Na plataforma Consumidor.gov.br, o aumento foi de 126% nas queixas referentes ao empréstimo consignado, um salto de 39.012 em 2019 para 88.246 registros em 2020. E a modalidade correspondeu a 27,5% do total de reclamações (320.887) no ano passado. G1

Mais Notícias

Os brasileiros estão se casando cada vez mais velhos
Alves inicia rotina de visitas à Justiça após liberdade provisória
Bahia lidera no Nordeste com 6.249 postos com carteira assinada em fevereiro
Nova pesquisa mostra vantagem de Bruno na disputa em Salvador
BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos
Imagem do Supremo melhora, diz pesquisa do Datafolha
Colunistas Diego Copque
Colunistas Waldeck Ornélas
Mortalidade por câncer de mama aumenta 86,2% em 22 anos no Brasil


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL