Busca:

  Notícia
 
Empréstimo consignado é o campeão de reclamações

O empréstimo consignado se tornou o serviço financeiro com maior número de reclamações no país. De acordo com o Banco Central (BC), do total de 26.700 registros contra bancos e financeiras, 6.798 são referentes à oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada. Reclamações sobre  a modalidade de empréstimo correspondeu a 25,5% do total no primeiro trimestre (janeiro/março) deste ano.


Já o levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que, em 2020, as ocorrências envolvendo o crédito consignado também ficaram em primeiro lugar. A pesquisa foi feita com base nos dados disponíveis no portal Consumidor.gov.br e no Banco Central.


Dados do Banco Central mostram que o volume do crédito consignado bateu recorde em janeiro deste ano, com R$ 442,8 bilhões contratados. Volume é  14% maior em relação ao mesmo mês de 2020, com movimento de R$ 388,6 bilhões.


Modalidade de empréstimo, em que a prestação é descontada do salário ou da aposentadoria todos os meses, tem entre as as principais reclamações, os empréstimos não autorizados, cobrança por produtos que não foram contratados e descontos indevidos na folha de pagamento. Só pode pedir quem é funcionário com carteira assinada, servidor público ou aposentado e pensionista do INSS.


Na plataforma Consumidor.gov.br, o aumento foi de 126% nas queixas referentes ao empréstimo consignado, um salto de 39.012 em 2019 para 88.246 registros em 2020. E a modalidade correspondeu a 27,5% do total de reclamações (320.887) no ano passado. G1

Mais Notícias

PF não tem registros de investigações sobre fraudes na urna
Pandemia desemprega quase 400 trabalhadores por hora, diz estudo
Conta de luz pode continuar na ´bandeira vermelha` até novembro
Meus trinta e um anos
Camaçari registra 40 novos casos de Covid-19 em 24h
Bares e restaurantes ganham novo horário com redução do toque de recolher
Anticorpos de quem teve Covid não protegem contra nova variante
Câmara de Camaçari treina servidor com moderno sistema digital
Camaçari registra 58 novos casos de Covid-19 em 24h
OAB discute medidas judiciais contra condomínio de Busca Vida


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2021 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL