Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 22 setembro 2020


Abanador  Daqui a exatos 54 dias, Camaçari decide se o atual alcaide Antonio Elinaldo (Democratas) continua no poder por mais 4 anos, ou se será trocado. Votação também mexe na composição da Câmara de Vereadores. Se vai trocar todos os atuais 21 ocupantes, ou uma parcela dessas vagas, só a noite do dia 15 de novembro dirá.


Abanador 2 Regida por nova legislação que acaba a coligação partidária, eleição traz números nunca experimentados em Camaçari. Neste 15 de novembro o eleitor terá 9 nomes na disputa pela cadeira de alcaide: Elinaldo Araújo (Democratas), Ivoneide Caetano (PT), Oziel Araújo (PDT), Sócrates Magno (PSOL), Pedrinho de Pedrão (Avante), Heckel Pedreira (Rede), Antonio Carlos Soares (PL), André Pegova (PMN) e Josué Marinho (PV).


Abanador 3 Os números também batem recorde na disputa para a cadeiras das 21 Câmara de Vereadores. Em 2016, com a possibilidade de coligação de partidos, foram cerca de 400 candidatos. Nesta nova realidade soma supera os 500 postulantes. Conta inclui 19 vereadores que disputam a reeleição. Estão fora o vereador Sesé Abreu (PSDB), que pendura as chuteiras e conta os tempos para a gorda aposentadoria como servidor municipal. E o colega Oziel que migra  para a lista dos prefeituráveis.


Abanador 4 Enquanto o dia do ´fica`, ou do ´tira` não chega, a Coluna ouve figuras da política local e suas projeções com base em pesquisas extra-oficiais, escutas de lideranças e de gente acostumada com a temperatura e o ´modus camaçariense` de votar.


Abanador 5 Como assoprar em política depende do lado, enquanto a conta do ´carvão molhado` não sai com os resultados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), governistas e oposicionistas anunciam braseiro intenso.


Abanador 6 No lado dos governistas, a conta é de que não fazem menos que 16 vereadores. Desse time, 6 podem ser virgens que nunca conheceram os prazeres do mandato, ou suplentes que sentaram na cadeira provisoriamente na atual legislatura. No Democratas, principal partido da base elinaldista, as projeções indicam 6 a 7 eleitos ajudados pelos cerca de 4 mil votos de legenda.


Abanador 7 Novidade na base governista será o jovem e oxigenado PSL. Formado por castos de mandato, legenda comandada no estado pela deputada federal Dayane Pimentel, deve fazer 2 vereadores, dizem essas mesmas contas. As outras 10 vagas, ainda segundo essas previsões, ficariam com o PSDB e o Cidadania (3 a 4), e Republicanos, com até 3 cadeiras.


Abanador 8 A base oposicionista também projeta fazer metade, ou até a maioria das 21 cadeiras do Legislativo. No PT, que aposta no reforço dos cerca de 5 mil votos de legenda, a conta é fazer 4 a 5 vereadores. Mesmo com problemas de reeleição de parte da bancada de 4, petistas não falam em números de renovação, mas fontes da Coluna dizem que troca pode chegar a 2 nomes.


Abanador 9 Nessa conta de somar dos antigovernistas, o PSB faria 2 vereadores, mesmo número do PP, enquanto o PCdoB e o PSD podem conquistar até 2 lugares no Legislativo. Ainda seguindo essas avaliações, o Avante de Pedrinho de Pedrão, o PDT do vereador Oziel Araújo e o PP do agora vice de Ivoneide, Fábio Lima, conquistariam cada um uma vaga.


Abanador 10 Na conta dos partidos com quase nenhuma chance de fazer um representante, o destaque é o PSOL. Capitaneado pelo educador e candidato a prefeito Sócrates Magno, legenda com a grife e presença midiática do símbolo Marielle Franco perdeu o trem e não se consolidou como oposição, muito menos como abrigo seguro para bons nomes capazes de somar. Com apenas 5 candidatos a vereador, legenda precisaria ter algo em torno de 6,5 mil votos, número estimado para o quociente eleitoral, para conquistar uma das 21 cadeiras do Legislativo.


Abanador 11 Baixo números de vereadores e densidade eleitoral também foram uma mistura nada favorável ao Rede do empresário Heckel Pedreira, ao PMN encabeçado por André Pegova, ao PV de Josué Marinho, e ao PL de Antonio Carlos Soares.  


Memória  Nadja Meirelles é a entrevistada da série “Camaçari 360º”, próxima segunda-feira, 28 de Setembro, às 18h. Na Live no Instagram @joaoleitefilho01, a compositora e cantora, considerada uma das vozes mais afinadas da MPB, vai falar sobre sua música, o movimento cultural, o novo palco e a nova plateia.


Memória 2 Além do Instagram @joaoleitefilho01, todas as entrevistas com políticos, pesquisadores, personalidades, e gente com intensa relação com a história de Camaçari, podem ser acessadas no You Tube João Leite Filho.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


22/9/2020

Mais Notícias

Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%
Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL