Busca:

  Notícia
 
Fumaça dos incêndios no Pantanal chega a São Paulo


O mês de setembro registra o maior volume de queimadas dos últimos 22 anos no Pantanal. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Seguno o órgão federal responsável pelo monitoramento do País por meio de imagens de satélites, bastaram 20 dias deste mês de setembro para que mais de 5.900 focos de queimadas ardessem sobre o bioma.


Somados todos os incêndios ocorridos no Pantanal desde o dia 1º de janeiro, 2020 já entrou para a história como o ano mais avassalador desde o início da série histórica medida pelo Inpe, em 1998. Em menos de nove meses, o Pantanal chega a 16 mil focos de incêndio.


Com algumas centenas de metros de altura,e distante cerca de 4 mil, 5 mil quilômetros do seu ponto, a fumaça já sobrevoa os bairros de São Paulo. As imagens de satélite mostram os céus da América Latina varridos por um gigantesco tornado carregado de partículas de ipês, castanheiras e jatobás. A fumaça se espalha e sobe para Rio Branco, no Acre e também atinge Porto Velho, em Rondônia.


Ainda segundo o INpe, apenas em setembro de 2019 a Amazônia foi engolida por 19.900 focos de incêndios, e caminha para superar a marca de 30 mil pontos identificados. O volume consolidado em 2020 já ultrapassou os 70 mil focos de queimadas na região, ante os 89 mil registrados nos 12 meses do ano passado.

Mais Notícias

Colunistas Edson Miranda
Rendimento médio mensal real das famílias mais ricas cresce mais que a das mais pobres
Novo software de IA aumenta poder global e fortuna de Zuckerberg
Cigarro eletrônico continua proibido no Brasil, diz Anvisa
Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL