Busca:

  Notícia
 
O orçamento na pandemia - Parte 1


Diego Silva é economista, servidor público do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari

Hoje inauguro neste portal uma série de recomendações para tratar de suas finanças. A pandemia do Covid-19, deflagrada em março deste ano, ilustrou um dos grandes problemas que afetaram a todos: o orçamento e o ajuste de dívidas. Se até o governo (por exemplo) está apertado com isso, imagine uma pequena família que saía de casa para batalhar o pão e o leite de cada dia. Hoje, isso nem tá sendo possível. Se está, é dado com as devidas limitações e cuidados para evitar a contaminação.


Por outro lado, o governo postergou boa parte das obrigações que eram concedidas às famílias e às empresas. Seja recolher o FGTS, seja recolher o imposto de renda, por exemplo. Além disso, o benefício emergencial para famílias de baixa renda foi uma mão na roda para evitar o caos e garantir a sobrevivência de quem dependia do trabalho. Embora o valor dos R$ 600 reais ainda seja pouco, é uma excelente oportunidade de organizar as contas.


Organizar? Como assim? Digo: separar num papel as contas habitualmente pagas. Classificar elas como: Fixa e variável. Fixa e variável? Explico. Fixa, são contas que habitualmente o valor é o mesmo. Melhor, você conhece o valor a pagar? Se sim, é fixo. E a variável? São contas que o valor de um período ao outro são diferentes. Faz assim: não conhece o valor? É variável. Organizando dessa forma, saberá que a conta fixa se corta e a variável, reduz. E os R$ 600 conto, que faço? Te digo na próxima.


Diego Silva iego.souza@camacari.ba.gov.br é economista, servidor público do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari – ISSM. Tem trabalho publicado no mesmo órgão intitulado “Cartilha de educação financeira”


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL