Busca:

  Notícia
 
A profecia do B


Até final da década de 1980, o discurso contra o então prefeito biônico, Humberto Ellery, era sempre o mesmo. "Corrupto", "ditador", "capacho dos militares", até de “ladrão”, o alcaide que ficou 11 anos comandando o município, era chamado pelos adversários, independente  da patente de poder na estrutura oposicionista.


Em 1985, o então vereador de primeiro mandato, Luiz Caetano, PCdoB de coração, mas PMDB de carteirinha oficial, vence José Eudoro Reis Tude (PDS), capitão do Exército e candidato a prefeito apoiado por Ellery, também militar da mesma patente e da força armada do seu pupilo.  
 
Novo governo, projetos, propostas e muitos sonhos para a Camaçari onde o povo estaria no poder. Fino observador da cena política camaçariense, o então companheiro Antonio Cotrim, até recentemente comunista convicto, fez uma previsão: "Não dou 10 anos para Caetano e Ellery subirem no mesmo palanque”.  A companheirada, e muita gente, inclusive adversários dos dois lados, riram da profecia. Ninguém quis apostar por entender que tal cenário seria impossível.
 
A premonição de Cotrim se concretizou em 1992, com a montagem do palanque que  garantiu a 1ª e única eleição pelo voto popular do ex-prefeito Humberto Ellery (PMDB), que apesar do cargo biônico, sempre foi muito querido pela população.


A aliança não apenas assegurou a participação de Caetano no 1º escalão, inicialmente como presidente da Decom, empresa encarregada da construção de habitações populares, e depois como secretário de governo do outrora adversário mortal.


A aproximação também queimou a língua e desconstruiu de vez o discurso político de pureza e impossibilidade de aliança com a chamada direita, defendida na época por Caetano. Longe da ortodoxia, o Caetano que passou pelo PSB e PSDB, voltou sob a estrela do PT ao poder municipal em mais duas eleições de prefeito (2004 e 2008).


24/2/2020


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)

Mais Notícias

Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes
Brasil deixa de arrecadar pelo menos R$ 453 bilhões com pirataria e produtos falsificados


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL