Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 15 de agosto 2018


Enxaqueca O deputado federal Luiz Caetano (PT), candidato a reeleição, enfrenta nos próximos dias uma série de questionamentos sobre a legalidade da sua condição de postulante a mais um mandato eletivo. O 1º de uma série de pedidos de impugnação do registro de sua candidatura foi apresentada na terça-feira (14). 


Enxaqueca 2 Endereçado ao  juiz relator do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pedido informa sobre a condição de inelegível do 3 vezes alcaide de Camaçari, por condenação em 2º grau, por improbidade administrativa no caso da aquisição de material escolar do programa 'mochila amiga', durante seu 2º governo (2005/2008). 'Notícia de inegibilidade'  lembra que a condenação por colegiado com mais de 1 juiz enquandra automaticamente o petista na Lei da Ficha Limpa.


Enxaqueca 3  A Coluna apurou que a lista de pedidos de impugnação da candidatura do petista vai crescer e é dor de cabeça certa, mesmo com o aparente otimismo de Caetano. Diferente do pedido anterior, feito por um eleitor, o DEM, partido do alcaide Antonio Elinaldo, apresenta ação de impugnação de registro de candidatura. Instrumento também deve ser usado por candidatos e outros partidos da base governistas. De acordo com a legislação, até o Ministério Público Eleitoral pode pedir a impugnação de um candidato. Prazo para pedidos de impugnação termina segunda-feira (20). Já o candidato que tem sua postulação questionada tem 7 dias úteis para responder à Justiça Eleitoral. 


Canseira As decisões da Primeira Vara Criminal de Camaçari e do Tribunal de Justiça da Bahia rejeitando a denúncia do Ministério Público contra vereadores do município, e negando recurso do MP que considerou sem provas a ação contra a ex-secretária Juliana Paes, são apenas o meio de um caminho que promete ser longo.


Canseira 2 Mesmo com essas duas derrotas impostas ao promotor Everardo Yunes, o estresse dos acusados está longe de acabar. Além da possibilidade de recursos por parte do MP, outras ações por improbidade seguem na Vara da Fazenda Pública de Camaçari. A ex-secretária de desenvolvimento urbano do município, 19 vereadores e o vice-presidente do Legislativo, Zé do Pão (PTB), aparecem em outros processos que ainda não tiveram sentença. A expectativa é de que desfecho só deve acontecer a partir de março de 2019.


Habilitação  Quem vem treinando baliza, meia embreagem e manobras comportadas, de olho na carteira de candidato do governador a prefeito de Camaçari nas eleições de 2020, é o presidente municipal do Podemos, Maurício Bacelar. Daí até a certeza de que será o piloto do projeto de recolocar o comando da 3ª cidade do estado na estrada do PT, o ex-diretor do Detran vai precisar de muita perícia para evitar acidentes, principalmente entre os pilotos aliados. 


Habilitação 2  A 1ª prova será em outubro, quando disputa uma das 63 cadeiras da Assembleia Legislativa. Correndo atrás do voto em dobradinha com o irmão e deputado federal candidato a reeleição, João Carlos Bacelar, Maurício dirige com cuidado redobrado na sua principal base eleitoral. 


Habilitação 3 Além de comandar a máquina estadual de trânsito no município e a escola responsável pela preparação de motoristas,  Maurício segue acelerando na missão de deixar o esquema do ex-aliado e hoje adversário, o prefeito Antonio Elinaldo (DEM), na contramão da opinião pública. É de sua autoria uma ação popular, que corre na Vara Fazenda Publica de Camaçari,  pedindo a anulação das multas de trânsito aplicadas desde  janeiro de 2017 pela Superintendência de Trânsito e Transportes (STT) do município.


Ufa! Como havia antecipado o Camaçari Agora (Confira), as aulas no campus da UFBA de Camaçari começam em setembro. O processo de seleção dos 100 alunos para o curso inicial de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação acontece entre os dias 27 e 30. O edital para a seleção dos 100 classificados pode ser acessado pelo link www.ingresso.ufba.br. A classificação será via nota do Enem. Aula inaugural está prevista para o dia 17 de setembro às 9h.


Ufa! 2  A previsão inicial para o início das aulas era  2ª quinzena de maio, mas atrasos na reforma nos andares superiores do Teatro Cidade do Saber (TCS), onde vai funcionar o campus provisório, e a demora da UFBA em selecionar professores e servidores para a nova unidade, adiou por duas vezes o início das aulas.


Ufa! 3  UFBA-Camaçari vai funcionar no prédio do TCS até a construção do campus definitivo na BA-512. Complexo próximo ao Ceped completa o ciclo  com a 2ª etapa profissionalizante nas engenharias de materiais, elétrica, de petróleo e gás, e automotiva.


Lixinho Camaçari aparece em 4º lugar entre os  municípios baianos com mais de 250 mil habitantes no Índice de Sustentabilidade  de Limpeza Urbana (ISLU) de 2017. Na 77ª posição, atrás de Salvador, em 34º com pontuação nacional de 0,681; Vitória da Conquista (72º e índice  0,642); e Feira de Santana (75º lugar com pontuação 0,639), município pode até festejar em relação aos conterrâneos. Foi o único município a apresentar crescimento na avaliação. Saltou do 0,630 em 2016 para a pontuação 0,638 no ano passado. Pontuação classificada como 'média' ainda está longe de Maringá (Paraná), a campeã brasileira com 397 mil habitantes e pontuação 0,744, posicionada na faixa 'alta'. 


Lixinho 2 Mesmo sendo a 2ª melhor posicionada no Nordeste, entre as cidades com até 300 mil habitantes, Camaçari segue longe da pontuação exigida para um município com o volume de arrecadação de impostos. Na comparação com cidades com populações entre 250 mil a 300 mil, Camaçari perde para Marabá (Pará) e Mossoró (Rio Grande do Norte). Também fica atrás de outras 7 cidades do Sul e Sudeste  situadas na mesma faixa  populacional.  


Lixinho 3  Índice criado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Pública (Selurb) vai de 0 a 1 e avalia  com base em critérios como: população atendida,  despesa com o serviço de limpeza pública, despesa total do município, material coletado e quantidade de resíduos encaminhados para destinação final. Estudo avaliou 3.374 municípios que participam do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Deste total, 1.731 municípios atingiram o índice médio que vai de 0,600 a 0,699.


No ar O comunicador Edilson Alves completou no último domingo (12) 20 anos de profissão. Batizado radialista na Difusora AM de Itabuna, Edilson está em Camaçari desde 2001, onde ampliou seus horizontes e hoje comanda programas de TV via web e na Sauípe FM (102,9).


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php 

João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor) 
15/8/2018 Atualização às 13h10

Mais Notícias

Os brasileiros estão se casando cada vez mais velhos
Alves inicia rotina de visitas à Justiça após liberdade provisória
Bahia lidera no Nordeste com 6.249 postos com carteira assinada em fevereiro
Nova pesquisa mostra vantagem de Bruno na disputa em Salvador
BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos
Imagem do Supremo melhora, diz pesquisa do Datafolha
Colunistas Diego Copque
Colunistas Waldeck Ornélas
Mortalidade por câncer de mama aumenta 86,2% em 22 anos no Brasil


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL